Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27484
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
a02v25n3.pdf344,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Sistema Personalizado de Ensino, Educação à Distância e aprendizagem centrada no aluno
Personalized System of Instruction, Distance Learning, and student-centered learning
Autor : Todorov, João Claudio
Moreira, Márcio Borges
Martone, Ricardo Corrêa
Assunto:: Educação
Sistema personalizado de ensino
Educação à distância
Fecha de publicación : 2009
Editorial : Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citación : Psic.: Teor. e Pesq.,v.25,n.3,p.289-296,2009
Resumen : O Sistema Personalizado de Ensino (PSI), amplamente utilizado nos anos 1970, e a Educação à Distância (EAD) são duas metodologias de ensino que rompem com modelos tradicionais de educação, nos quais o centro crítico de transmissão de informação é o professor. O presente trabalho apresenta as principais características dessas duas formas de ensinar, ressaltando suas similaridades. Alguns estudos nos quais PSI e EAD foram utilizados em conjunto são descritos e as vantagens de tal junção são discutidas. Sugere-se, ao final deste trabalho, que o uso conjunto do PSI e da EAD pode ser uma forma viável de disseminação e democratização de um ensino de qualidade, alicerçado em evidências empíricas de sua eficácia.
Personalized System of Instruction (PSI), broadly employed in the 1970's, and Distance Learning (DL) are teaching methodologies that differ from the traditional models of education, in which the critical core of information transmission is the teacher. This work presents the main features of both PSI and DL, highlighting their similarities. Studies in which PSI and DL were used together are described, and the advantages of this junction are discussed. It is suggested, at the end of this work, that using PSI and DL together may be a viable way of dissemination and democratization of quality education, based on empirical evidence of its effectiveness.
metadata.dc.description.unidade: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300002
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27484/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.