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ARTIGO_EstrategiasCriarTrabalho.pdf428,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Melissa Machado dept_BR
dc.contributor.authorLima, Suzana Maria Vallept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:08Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:08Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.citationMORAES, Melissa Machado de; LIMA, Suzana Maria Valle. Estratégias para criar no trabalho: proposição teórica e validação psicométrica de medida. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 19, n. 44, p. 367-377, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/Lm3CVbj38WnWHXTpsGZLR4M/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27522-
dc.description.abstractHá poucas pesquisas empíricas sobre criatividade no trabalho no Brasil, a despeito da relevância do tema. Este estudo teve como objetivo a proposição teórica e a validação psicométrica de medida de estratégias para criar no trabalho. Tal construto se refere aos esforços empreendidos pelo indivíduo para favorecer a criação de ideias novas e úteis na resolução de problemas de trabalho. A coleta de dados ocorreu em autarquia federal, via internet, obtendo-se uma amostra de 688 participantes. Foi realizada análise fatorial exploratória, e a solução hierárquica encontrada é composta de 44 itens formando cinco fatores de primeira ordem (a=0,75 a 0,95), um dos quais possui duas facetas e todos se agregam em único fator geral de ordem superior. Os resultados indicaram a adequação da medida proposta, que em muito pode contribuir para o avanço das pesquisas em criatividade no trabalho, e apontam caminhos para o refinamento da medida.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias para criar no trabalho : proposição teórica e validação psicométrica de medidapt_BR
dc.title.alternativeCreative strategies at work : theoretical proposition and validation of psychometric measure-
dc.title.alternativeEstrategias creativas en el trabajo : proposición teórica y validación psicométrica de medidas-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordPsicologia organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordSolução de problemaspt_BR
dc.rights.licensePaidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/Lm3CVbj38WnWHXTpsGZLR4M/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300011pt_BR
dc.description.abstract1There is little empirical research about creativity at the workplace in Brazil, despite the topic's relevance. This study aimed to present a theoretical proposition and psychometric validation of a measure of creative strategies at work. Such construct refers to the efforts individuals exert so to favor the creation of new and useful ideas focused on work problem solving. Data were collected via Internet in a Brazilian governmental organization in a sample of 688 employees. Exploratory factor analysis was conducted and the found hierarchical factor solution for creative strategies is composed of 44 items distributed in five first-order factors (a=.75 to .95), one with two facets, and all of them are grouped into a single higher-order factor. Results indicate the proposed measure is adequate and can greatly contribute to the advancement of research on creativity at the workplace and indicate directions to refine the measure.-
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