Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27522
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_EstrategiasCriarTrabalho.pdf428,76 kBAdobe PDFView/Open
Title: Estratégias para criar no trabalho : proposição teórica e validação psicométrica de medida
Other Titles: Creative strategies at work : theoretical proposition and validation of psychometric measure
Estrategias creativas en el trabajo : proposición teórica y validación psicométrica de medidas
Authors: Moraes, Melissa Machado de
Lima, Suzana Maria Valle
Assunto:: Criatividade
Psicologia organizacional
Solução de problemas
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Citation: MORAES, Melissa Machado de; LIMA, Suzana Maria Valle. Estratégias para criar no trabalho: proposição teórica e validação psicométrica de medida. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 19, n. 44, p. 367-377, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/Lm3CVbj38WnWHXTpsGZLR4M/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
Abstract: Há poucas pesquisas empíricas sobre criatividade no trabalho no Brasil, a despeito da relevância do tema. Este estudo teve como objetivo a proposição teórica e a validação psicométrica de medida de estratégias para criar no trabalho. Tal construto se refere aos esforços empreendidos pelo indivíduo para favorecer a criação de ideias novas e úteis na resolução de problemas de trabalho. A coleta de dados ocorreu em autarquia federal, via internet, obtendo-se uma amostra de 688 participantes. Foi realizada análise fatorial exploratória, e a solução hierárquica encontrada é composta de 44 itens formando cinco fatores de primeira ordem (a=0,75 a 0,95), um dos quais possui duas facetas e todos se agregam em único fator geral de ordem superior. Os resultados indicaram a adequação da medida proposta, que em muito pode contribuir para o avanço das pesquisas em criatividade no trabalho, e apontam caminhos para o refinamento da medida.
Abstract: There is little empirical research about creativity at the workplace in Brazil, despite the topic's relevance. This study aimed to present a theoretical proposition and psychometric validation of a measure of creative strategies at work. Such construct refers to the efforts individuals exert so to favor the creation of new and useful ideas focused on work problem solving. Data were collected via Internet in a Brazilian governmental organization in a sample of 688 employees. Exploratory factor analysis was conducted and the found hierarchical factor solution for creative strategies is composed of 44 items distributed in five first-order factors (a=.75 to .95), one with two facets, and all of them are grouped into a single higher-order factor. Results indicate the proposed measure is adequate and can greatly contribute to the advancement of research on creativity at the workplace and indicate directions to refine the measure.
Licença:: Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/Lm3CVbj38WnWHXTpsGZLR4M/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300011
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27522/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.