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Título: Política afirmativa racial : polêmicas e processos de identidade do cotista universitário
Outros títulos: Affirmative action : polemics and identity processes of the university student
Autor(es): Nery, Maria da Penha
Costa, Liana Fortunato
Assunto: Afetividade
Participação política
Universidades e faculdades
Sociometria
Data de publicação: Ago-2009
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: NERY, Maria da Penha; COSTA, Liana Fortunato. Política afirmativa racial: polêmicas e processos de identidade do cotista universitário. Psico-USF, v. 14, n. 2, p. 211-220, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/GsvvJk43tY6zbLSqLpqNBfk/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
Resumo: Trata-se de um estudo de caso cujo objetivo foi investigar a afetividade intergrupal com base na implantação de política afirmativa para o ingresso de negros nas universidades públicas. O enfoque teórico foi o da Socionomia e o contexto foi a Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 5 estudantes e 5 integrantes de uma ong. Os instrumentos foram um sociodrama e entrevistas semi-estruturadas. A autocobrança para excelente desempenho acadêmico, por parte dos cotistas e do estudante negro, foi uma das atitudes mais presentes, na busca de saída para a discriminação vivida ou sentida no processo inclusivo. A dinâmica afetiva dos estudantes universalistas foi a indiferença e o descaso ou desqualificação em relação às causas raciais. Concluímos que um projeto de inclusão racial efetiva depende de uma intervenção psicossocial multidisciplinar voltada para as redes sociométricas visando à flexibilização da identidade, o diálogo empático, a solidariedade entre os estudantes.
Abstract: This text refers to a case study that analyzed the intergrupal affectivity in the implementation of the afro descendents admission affirmative polictic at public universities. Socionomy was used as the theoretical focus of the study and it was carried out in the University of Brasília context. The participants were 5 students and 5 members of an NGO. The instruments used were the Sociodrama and semi-structured interviews. Self-demanding for an excellent academic performance was the most noticeable attitude of the quota students and afro descendents in their search for a way out of the discrimination situation lived or perceived in the inclusive process. In regard to the affective dynamics, the university students showed unresponsiveness and unconcerned attitudes towards racial causes. We concluded that an effective racial inclusive project depends on a multidisciplinary psychosocial intervention directed to the sociometric nets, aiming at identity flexibility, empathic dialogue and solidarity building among the students.
Licença: Psico-USF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pusf/a/GsvvJk43tY6zbLSqLpqNBfk/. Acesso em: 10 ago. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000200010
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