Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ActitudesEticasEstudiantes.pdf215,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNovaes, Maria Rita Carvalho Garbipt_BR
dc.contributor.authorNovaes, Luiz Carlos Garcezpt_BR
dc.contributor.authorGuilhem, Dircept_BR
dc.contributor.authorStepke, Fernando Lolaspt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Carla Cristina Costapt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Eliana Mendonça Vilarpt_BR
dc.contributor.authorKomatsu, Ricardo Shoitipt_BR
dc.contributor.authorGuiotti, Murilo Galvãopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:54Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:54Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationNOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27655-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoespt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleActitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activaspt_BR
dc.title.alternativeEthical attitudes of Brazilian medical students and graduates with active methodologies-
dc.title.alternativeAtitudes Éticas dos estudantes e egressos de medicina com metodologias ativas-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordÉticapt_BR
dc.subject.keywordBioéticapt_BR
dc.subject.keywordCarreira profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação médicapt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação Médica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to conduct a diagnosis of the comprehensive inclusion of ethics in Brazilian medical training with a problem-based learning methodology and to describe students' and graduates' perceptions of ethical attitudes. The methodological design was a descriptive and documental case study with a qualitative and quantitative approach. The sample consisted of 20 students per course year, totaling 120 students and 40 alumni from two graduating classes at the ESCS School of Medicine. The project was approved by the Institutional Review Board of the State Health Secretariat, Federal District, Brazil. ESCS students and graduates showed that they approach ethical conflicts and respect for patients. However, an analysis of ethical sensitivity revealed weak perceptions and inappropriate attitudes bymedical students, especially in the early years of medical school, requiring more systematic discussions on ethical and bioethical aspects integrated with practical activities, in order to increase and strengthen ethical reflection by students.-
dc.description.abstract2El presente estudio tiene por objeto desarrollar un diagnostico de la inserción integrada de la ética en la carrera demedicina brasileña con una metodología de aprendizaje basada en problemas y describir las percepciones de actitudes éticas de los estudiantes y egresados. El diseño metodológico es un estudio de caso, descriptivo y documental, con abordaje cualitativo y cuantitativo. La muestra de esta investigación ha sido constituida por 120 estudiantes y 40 egresados de dos promociones del Curso de Medicina de la ESCS. Este proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación - SES/DF. Los estudiantes y egresados de la ESCS demostraron un buen manejo en el abordaje de los conflictos éticos y respeto a los pacientes. Sin embargo, el análisis de sensibilidad ética mostró una fragilidad en las percepciones y aptitudes inapropiadas de los estudiantes de la carrera de medicina, identificada básicamente en los años iniciales, que necesitan más discusiones sistematizadas sobre los aspectos éticos y bioéticos integrados a las actividades prácticas para estimular y fortalecer la reflexión ética de los estudiantes.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.