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Title: Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
Other Titles: Ethical attitudes of Brazilian medical students and graduates with active methodologies
Atitudes Éticas dos estudantes e egressos de medicina com metodologias ativas
Authors: Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Novaes, Luiz Carlos Garcez
Guilhem, Dirce
Stepke, Fernando Lolas
Silveira, Carla Cristina Costa
Trindade, Eliana Mendonça Vilar
Komatsu, Ricardo Shoiti
Guiotti, Murilo Galvão
Assunto:: Ética
Bioética
Carreira profissional
Educação médica
Issue Date: 2010
Publisher: Associação Brasileira de Educação Médica
Citation: NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.
Abstract: O objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes.
Abstract: The objective of this study was to conduct a diagnosis of the comprehensive inclusion of ethics in Brazilian medical training with a problem-based learning methodology and to describe students' and graduates' perceptions of ethical attitudes. The methodological design was a descriptive and documental case study with a qualitative and quantitative approach. The sample consisted of 20 students per course year, totaling 120 students and 40 alumni from two graduating classes at the ESCS School of Medicine. The project was approved by the Institutional Review Board of the State Health Secretariat, Federal District, Brazil. ESCS students and graduates showed that they approach ethical conflicts and respect for patients. However, an analysis of ethical sensitivity revealed weak perceptions and inappropriate attitudes bymedical students, especially in the early years of medical school, requiring more systematic discussions on ethical and bioethical aspects integrated with practical activities, in order to increase and strengthen ethical reflection by students.
Resumen: El presente estudio tiene por objeto desarrollar un diagnostico de la inserción integrada de la ética en la carrera demedicina brasileña con una metodología de aprendizaje basada en problemas y describir las percepciones de actitudes éticas de los estudiantes y egresados. El diseño metodológico es un estudio de caso, descriptivo y documental, con abordaje cualitativo y cuantitativo. La muestra de esta investigación ha sido constituida por 120 estudiantes y 40 egresados de dos promociones del Curso de Medicina de la ESCS. Este proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación - SES/DF. Los estudiantes y egresados de la ESCS demostraron un buen manejo en el abordaje de los conflictos éticos y respeto a los pacientes. Sin embargo, el análisis de sensibilidad ética mostró una fragilidad en las percepciones y aptitudes inapropiadas de los estudiantes de la carrera de medicina, identificada básicamente en los años iniciales, que necesitan más discusiones sistematizadas sobre los aspectos éticos y bioéticos integrados a las actividades prácticas para estimular y fortalecer la reflexión ética de los estudiantes.
Licença:: Revista Brasileira de Educação Médica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006
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