Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27721
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_SignificacoesDesenvolvimentoHumano.pdf170,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo
Outros títulos: Meanings around human development and adolescence in a social educative project
Autor(es): Araújo, Cláudio Márcio de
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Assunto: Adolescência
Desenvolvimento humano
Projeto socioeducativo
Data de publicação: 2010
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: ARAÚJO, Cláudio Márcio; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 169-193, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/PXSJZTSk8p8JGZCp6jLzzsr/?lang=pt#. Acesso em: 24 out. 2022.
Resumo: Este artigo se baseia em uma pesquisa que teve por objetivo analisar concepções sobre adolescência e desenvolvimento humano que medeiam as intervenções socioeducativas no contexto de um circo social. Participantes: adolescentes, corpo técnico, estagiários e o próprio pesquisador. Os resultados foram gerados considerando os seguintes núcleos de significação: (a) a potencialidade da arte circense como instrumento na promoção de desenvolvimento humano; (b) a evolução no uso de instrumentos circenses como foco do processo de acompanhamento e avaliação do adolescente; (c) a adolescência como fase do ciclo de vida; (d) risco e vulnerabilidade social como características do sujeito ou do contexto. A necessidade de que os agentes institucionais busquem uma compreensão mais profunda do processo de transformação pessoal que tem lugar ao longo da adolescência é aspecto explorado na discussão.
Abstract: This article is based on a research aimed at analyzing conceptions around adolescence and human development mediating social educative interventions in the context of a social circus. Participants: adolescents; technical staff; trainees; and, the researcher himself. The results were generated considering the following meaning complexes: (a) the potential of circus techniques as mediation tools in promoting innovative trajectories of human development; (b) personal improvements in the domain of tools and techniques as the focus of the follow up and evaluation process of the adolescent; (c) adolescence as a stage of life cycle; (d) social risk and vulnerability alternating as char acteristics of the subject or the context. The necessity that institutional agents search for a deeper comprehension of the process of personal transformation that takes place along adolescence is an important point of discussion.
Unidade Acadêmica: Em processamento
Licença: (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/edur/a/PXSJZTSk8p8JGZCp6jLzzsr/?lang=pt#. Acesso em: 24 out. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300009
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.