Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27839
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
v15n3a04.pdf283,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBoas, Ana Carolina Villares Barral Villaspt_BR
dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turinipt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:54:32Z-
dc.date.available2017-12-07T04:54:32Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationPsico-USF (Impr.),v.15,n.3,p.301-310,2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27839-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to: (a) characterize a sample of mothers and children in separated families with regard to their social skills; (b) investigate the relation between mothers' social skills and children's behavior; and (c) compare clinical and non-clinical sample as to the behavioral repertory. Forty three mothers of children of both sexes, aged between four and six years participated in the study. Mothers answered a Sociodemographic Questionnaire, an Interview about Parental Educational Social Skills, the Child Behavior Checklist - CBCL, a Questionnaire of Social Skills Responses, and Rutter's A2 Scale. For data analysis, Spearman and Mann-Whitney tests were used. Results showed that mothers' educational social skills were related to social skills of children, while negative practices were associated with behavioral problems. We discuss how maternal social skills may influence children's behavior in separated families.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHabilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolarespt_BR
dc.titleEducational social skills of separated mothers and their relation to preschoolers' behaviorpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordHabilidades sociais educativas parentaispt_BR
dc.subject.keywordSeparação conjugalpt_BR
dc.subject.keywordComportamento infantilpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.