Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27839
Files in This Item:
File SizeFormat 
v15n3a04.pdf283,95 kBAdobe PDFView/Open
Title: Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Educational social skills of separated mothers and their relation to preschoolers' behavior
Authors: Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Assunto:: Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Citation: Psico-USF (Impr.),v.15,n.3,p.301-310,2010
Abstract: Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
This study aimed to: (a) characterize a sample of mothers and children in separated families with regard to their social skills; (b) investigate the relation between mothers' social skills and children's behavior; and (c) compare clinical and non-clinical sample as to the behavioral repertory. Forty three mothers of children of both sexes, aged between four and six years participated in the study. Mothers answered a Sociodemographic Questionnaire, an Interview about Parental Educational Social Skills, the Child Behavior Checklist - CBCL, a Questionnaire of Social Skills Responses, and Rutter's A2 Scale. For data analysis, Spearman and Mann-Whitney tests were used. Results showed that mothers' educational social skills were related to social skills of children, while negative practices were associated with behavioral problems. We discuss how maternal social skills may influence children's behavior in separated families.
metadata.dc.description.unidade: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27839/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.