http://repositorio.unb.br/handle/10482/27847
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_ConstrucaoValidacaoEscala.pdf | 202,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Construção e validação de uma escala de transferência de treinamento |
Otros títulos : | Construction and validatio of a training transfer scale Construcción y validación de una escala de transferencia de entrenamiento |
Autor : | Zerbini, Thaís Abbad, Gardênia da Silva |
Assunto:: | Avaliação de curso Capacitação em serviço Treinamento Ambiente de trabalho |
Fecha de publicación : | dic-2010 |
Editorial : | Conselho Federal de Psicologia |
Citación : | ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Construção e validação de uma escala de transferência de treinamento. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 30, n. 4, p. 684-697, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000400002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000400002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. |
Resumen : | O artigo objetiva descrever o processo de construção e validação de um instrumento de transferência de treinamento. A coleta de dados foi realizada ao final do curso-alvo por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento estão associados a uma escala que mede a frequência com que os participantes utilizaram os comportamentos descritos nos objetivos instrucionais após o término do curso em seu ambiente de trabalho. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais e de consistência interna. A estrutura unifatorial obtida apresentou 24 itens (α=0,96). A estrutura bidimensional obtida é composta pelos fatores planejamento estratégico do negócio (17 itens, α=0,94) e planejamento financeiro do negócio (7 itens, α=0,95). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável. |
Abstract: | The goal of the article is to describe the process of construction and validation of a training transfer instrument. The data was collected at the end of the course by a digitalized questionnaire. The items of the questionnaire were associated to a scale that measures the frequency that the participants utilized to describe behaviors in the instructional objectives after finishing the course in their place of work. Analyses of principal components, factors and internal consistency have been made. The unifactorial structure obtained had 24 questions (α=0,96). The bifactorial structure obtained was composed by factors such as strategic business planning (17 questions, α=0,94) and finance business planning (7 questions, α=0,95). The results indicate that the scale is statistically valid and reliable. |
Resumen: | El artículo objetiva describir el proceso de construcción y validación de un instrumento de transferencia de entrenamiento. La colecta de datos fue realizada al final del curso objetivo por medio de cuestionario digitalizado. Los ítems del instrumento están asociados a una escala que mide la frecuencia con que los participantes utilizaron los comportamientos descritos en los objetivos de instrucciones tras el término del curso en su ambiente de trabajo. Fueron realizados análisis de componentes principales, factoriales y de consistencia interna. La estructura unifactorial obtenida presentó 24 ítems (α=0,96). La estructura bidimensional obtenida es compuesta por los factores planificación estratégica del negocio (17 ítems, α=0,94) y planificación financiera del negocio (7 ítems, α=0,95). Los resultados indican que la escala es estadísticamente válida y confiable |
Licença:: | Psicologia: Ciência e Profissão - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000400002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000400002 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.