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Titre: O impacto dos valores organizacionais no estresse ocupacional : um estudo com professores de ensino médio
Autre(s) titre(s): The impact of organizational values on occupational stress : a study with secondary school teachers
Auteur(s): Canova, Karla Rejane
Porto, Juliana Barreiros
Assunto:: Estresse ocupacional
Valores organizacionais
Professores de ensino médio
Saúde do trabalhador
Cultura organizacional
Date de publication: oct-2010
Editeur: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Référence bibliographique: CANOVA, Karla Rejane; PORTO, Juliana Barreiros. O impacto dos valores organizacionais no estresse ocupacional: um estudo com professores de ensino médio. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 4-31, out. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712010000500002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000500002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
Résumé: Este estudo teve como objetivo identificar o poder preditivo dos valores organizacionais sobre o nível de estresse ocupacional entre docentes do ensino médio. Utilizaram-se a escala de estresse no trabalho e o inventário de perfis dos valores organizacionais. Participaram da pesquisa 321 professores. A análise fatorial para estresse apontou para dois fatores, e o escalonamento multidimensional do inventário de valores organizacionais indicou 5 tipos motivacionais: ética e preocupação com a coletividade; domínio, prestígio e realização; autonomia e bem-estar; conformidade; e tradição. A regressão múltipla sugere que quanto mais o professor percebe valores organizacionais de autonomia e bem-estar e ética e preocupação com a coletividade, menos ele relata estresse ocupacional. Atividades físicas e licenças médicas também apresentaram impacto. Concluiu-se que os valores organizacionais influenciam significativamente o estresse ocupacional e que a gestão da cultura organizacional pode melhorar o nível de estresse.
Abstract: This study sought to determine the organizational values as predictors of the occupational stress level among secondary school teachers. The Work Stress Scale and the Organizational Values Profile Inventory were used as tools. 321 teachers participated in the survey. The stress factor analysis pointed out two factors and the multidimensional scaling of the Organizational Values Profile Inventory presented 5 motivational types: ethics and concern with the community; domain, organizational prestige and accomplishment; autonomy and employees' well-being; conformity; and tradition. The multiple regression suggests that the more the teacher is aware of autonomy and employees' well-being and ethics and concern with the community, the less he reports occupational stress. Physical activities and sick leave also presented an impact on occupational stress. In conclusion, organizational values significantly influence occupational stress and organizational culture management can reduce the stress level.
Licença:: RAM. Revista de Administração Mackenzie - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000500002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712010000500002
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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