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dc.contributor.authorPeixoto, Vitorpt_BR
dc.contributor.authorRennó Junior, Lucio Remuzatpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:40Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:40Z-
dc.date.issued2011-11pt_BR
dc.identifier.citationPEIXOTO, Vitor; RENNÓ, Lucio. Mobilidade social ascendente e voto: as eleições presidenciais de 2010 no Brasil. Opinião Pública, v. 17, n. 2, p. 304-332, nov. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762011000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/D5dqMJzXKPr4nqyhGmcP6NM/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28122-
dc.description.abstractEste trabalho analisa os determinantes do voto em Dilma Rousseff no primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais de 2010, usando diversos indicadores políticos, econômicos e sociais. São exploradas as variáveis tradicionalmente indicadas como determinantes do voto, como visões sobre o estado da economia, identificação partidária, avaliação do governo, assim como também fatores explorados de forma menos sistemática, como percepções sobre corrupção e religião. Por último, o trabalho inova ao acrescentar a esse debate o efeito da mobilidade social sobre o voto. Assim, o presente estudo capta o efeito político da ascensão social de setores da população brasileira, a dita "nova classe média". O trabalho utiliza dados do Estudo Eleitoral Brasileiro de 2010.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos de Opiniao Publica da Universidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMobilidade social ascendente e voto : as eleições presidenciais de 2010 no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEleições - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordVotopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade socialpt_BR
dc.rights.licenseOpinião Pública - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/op/a/D5dqMJzXKPr4nqyhGmcP6NM/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762011000200002pt_BR
dc.description.abstract1This paper analises the determinants of vote for Dilma Rousseff in the first and second rounds of the 2010 Brazilian presidential elections, based on various political, economic and social indicators. The study tests the traditional hypotheses about vote choice in Brazil, such as sociotropic economic voting, party identification, government evaluation, perceptions of corruption and religion. Our contribution comes from the adition of a new explanation for vote choice: perceptions of social mobility. Therefore, the present study captures a political effect of the upward social mobility of sectors of the Brazilian population, the so called "new middle class". The article uses data from the CSES Brazilian Electoral Study (ESEB)-
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