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Title: Mobilidade social ascendente e voto : as eleições presidenciais de 2010 no Brasil
Authors: Peixoto, Vitor
Rennó Junior, Lucio Remuzat
Assunto:: Eleições - Brasil
Voto
Mobilidade social
Issue Date: Nov-2011
Publisher: Centro de Estudos de Opiniao Publica da Universidade Estadual de Campinas
Citation: PEIXOTO, Vitor; RENNÓ, Lucio. Mobilidade social ascendente e voto: as eleições presidenciais de 2010 no Brasil. Opinião Pública, v. 17, n. 2, p. 304-332, nov. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762011000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/D5dqMJzXKPr4nqyhGmcP6NM/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
Abstract: Este trabalho analisa os determinantes do voto em Dilma Rousseff no primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais de 2010, usando diversos indicadores políticos, econômicos e sociais. São exploradas as variáveis tradicionalmente indicadas como determinantes do voto, como visões sobre o estado da economia, identificação partidária, avaliação do governo, assim como também fatores explorados de forma menos sistemática, como percepções sobre corrupção e religião. Por último, o trabalho inova ao acrescentar a esse debate o efeito da mobilidade social sobre o voto. Assim, o presente estudo capta o efeito político da ascensão social de setores da população brasileira, a dita "nova classe média". O trabalho utiliza dados do Estudo Eleitoral Brasileiro de 2010.
Abstract: This paper analises the determinants of vote for Dilma Rousseff in the first and second rounds of the 2010 Brazilian presidential elections, based on various political, economic and social indicators. The study tests the traditional hypotheses about vote choice in Brazil, such as sociotropic economic voting, party identification, government evaluation, perceptions of corruption and religion. Our contribution comes from the adition of a new explanation for vote choice: perceptions of social mobility. Therefore, the present study captures a political effect of the upward social mobility of sectors of the Brazilian population, the so called "new middle class". The article uses data from the CSES Brazilian Electoral Study (ESEB)
Licença:: Opinião Pública - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/op/a/D5dqMJzXKPr4nqyhGmcP6NM/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762011000200002
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