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Título: Abordagens na formação de professores : uma reconstrução aproximativa do campo conceitual
Outros títulos: Approaches in formation of teachers : an aproximative reconstruction of the conceptual field
Abordagenes en la formación de profesores : una reconstrucción aproximativa del campo conceptual
Autor(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Trevisan, Amarildo Luiz
Assunto: Professores - formação
Educação - filosofia
Hermenêutica
Data de publicação: Ago-2011
Editora: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Referência: DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 409-426, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bMskCWDphfpcb3czTXFTrqr/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
Resumo: A formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.
Abstract: The formation of teachers is a provocative subject of endless debate, but at the same time very fruitful for the advancement of educational research in Brazil. There are many educational researches, especially of post-graduate level, that conduct discussions on this subject. It is no coincidence that this happens because it is a characteristic concern of the current historical moment, which seeks to clarify the theoretical basis of the formation making possible a quality education for all. The motivations of this study seek to combine the urgency to address these problems in the field of formation of teachers identified in academic research, which unfortunately have been treated sometimes in an unexceptional way. But more than that, it would actually require a reformulation of its conceptual field. In view of this huge demand, we intend to accomplish a task in this work, defined by the Philosophy of the Education, in an approximate way, proposing an hermeneutic-reconstructive view in order to rethink the possible mistakes in the course of the debate.
Resumen: La formación de profesores es un tema provocativo para un debate sin fin, pero, al mismo tiempo, demasiado fructífero para el avance de la investigación educativa en Brasil. Son muchas las pesquisas educacionales, principalmente de posgrado, que realizan discuciones sobre ese tema. No es al acaso que eso se sucede, pues se trata de una preocupación característica del hecho historico actual, que busca esclarecer las bases teóricas de la formación para que sea posible una educación de calidad para todos. Las motivaciones deste estudio buscan aliarse a la emergencia en el enfrentamiento de eses problemas del campo de la formación detectados en las pesquisas académicas, los cuales desafortunadamente han tratados por veces de forma solamente habitual. Pero, más que todo eso, ellos exigen en la verdad una reformulación de su esfera conceptual. Por esta grande exigencia, pretendemos, en este trabajo, cumplir una tarea, definida por la filosofía de la educación, de modo solamente aproximativa, proponiendo una mirada hermenéutico-reconstructivo con la meta de repensar los eventuales equívocos en los rumbos del debate.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: Revista Brasileira de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bMskCWDphfpcb3czTXFTrqr/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000200008
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