Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28190
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_ConstrucaoValidacaoTaxonomia.pdf272,9 kBAdobe PDFView/Open
Title: Construção e validação de uma taxonomia de eventos de TD&E
Other Titles: Construction and validation of a taxonomy of TD&E events
Authors: Pilati, Ronaldo
Vasconcelos, Lísian Camila
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto:: Taxonomia
Pessoal - treinamento
Educação corporativa
Issue Date: Apr-2011
Publisher: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração
Citation: PILATI, Ronaldo; VASCONCELOS, Lísian Camila; BORGES-ANDRADE, Jairo E. Construção e validação de uma taxonomia de eventos de TD&E. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 304-319, mar./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/ShBCp9f7DQNnPnXGQNQDhtr/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.
Abstract: A classificação de fenômenos, por meio de taxonomias, é importante atividade científica. O presente trabalho descreve o processo de construção e validação de uma taxonomia de eventos de treinamento, desenvolvimento educação (TD&E) nas organizações. Esta taxonomia pode facilitar a gestão e avaliação de TD&E nas organizações. Foi elaborada com cinco dimensões de classificação: domínio instrucional do objetivo do evento de TD&E, nível de complexidade deste objetivo, estratégias de ensino e funções organizacionais e individuais do evento. Ela foi utilizada para elaborar um protocolo de classificação e para classificar 68 eventos de TD&E em três organizações. Cinco juízes preencheram esse protocolo, com base em documentos organizacionais existentes. A análise de conglomerados indicou que os eventos poderiam agregar-se em quatro categorias dimensionais. Elas vão desde a aquisição de regras para a melhoria do desempenho atual até o desenvolvimento de estratégias cognitivas a serem utilizadas em qualquer tipo de atividade ocupacional. Os resultados encorajam a aplicação da taxonomia em diferentes contextos e sugerem aprimoramentos no sistema de classificação elaborado.
Abstract: Taxonomies are an important scientific activity for classifying phenomena. This paper describes the construction and validation of a taxonomy for training, development and education (TD&E) events in organizations. It may facilitate management and evaluation of TD&E in organizations. The taxonomy was developed with five classification dimensions: instructional domain of the TD&E event objective, the complexity level of this objective, teaching strategies and organizational and individual functions of the event. The taxonomy was used for formulating a classification protocol and for classifying 68 TD&E events in three organizations. Five independent judges filled outhis protocol, based on existing organizational documents. A cluster analysis has shown that the events may be grouped into four dimensional categories. These categories range from rule acquisition for improving current performance to the development of cognitive strategies for use in any kind of job. The results encourage the application of the taxonomy in different contexts and suggest improvements to it.
Licença:: Revista de Administração Contemporânea - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/rac/a/ShBCp9f7DQNnPnXGQNQDhtr/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000200009
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28190/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.