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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNonino, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Stenia Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorFalcão, Denise Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:58:43Z-
dc.date.available2017-12-07T04:58:43Z-
dc.date.issued2012-06pt_BR
dc.identifier.citationNONINO, Alexandre; MAGALHÃES, Stenia Gonçalves; FALCÃO, Denise Pinheiro. Treinamento médico para comunicação de más notícias: revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, p. 228-233, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28338-
dc.description.abstractNos últimos anos, diretrizes para a comunicação médica de más notícias aos pacientes foram publicadas. Treinamentos para esta tarefa passaram a ser incluídos nos currículos de graduação, especialização e educação médica continuada. O objetivo desta revisão foi avaliar as evidências existentes na literatura sobre a eficácia destes treinamentos. Apenas sete estudos controlados, quatro dos quais randomizados, foram encontrados. Quatro deles indicam melhora dos aprendizes que foram treinados. Estes achados mostram que o treinamento em comunicação de más notícias pode ser eficaz para médicos e estudantes, mas há importantes limitações que impedem conclusões definitivas. Estas limitações são discutidas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTreinamento médico para comunicação de más notícias : revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeMedical training for breaking bad news : review of the literature-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação médicapt_BR
dc.subject.keywordMédico e pacientept_BR
dc.subject.keywordMédico e paciente - comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordRevelação da verdadept_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação Médica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400011pt_BR
dc.description.abstract1Guidelines for communicating bad news to patients have been published and training programs for this task have been included in graduate and post-graduate medical courses. The aim of this review was to evaluate evidence_ of the efficacy of these trainings in the medical literature. Only seven controlled trials, four of them randomized, were found. Four for them showed improvement in communication skills in the trained apprentices. These findings suggest that training undergraduate and post-graduate doctors in the skills for communicating bad news may be beneficial but there are important limitations to reach a definitive conclusion. These limitations are discussed.-
dc.description.unidadeFaculdade de Medicina (FMD)-
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