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Título: Treinamento médico para comunicação de más notícias : revisão da literatura
Outros títulos: Medical training for breaking bad news : review of the literature
Autor(es): Nonino, Alexandre
Magalhães, Stenia Gonçalves
Falcão, Denise Pinheiro
Assunto: Educação médica
Médico e paciente
Médico e paciente - comunicação
Revelação da verdade
Data de publicação: Jun-2012
Editora: Associação Brasileira de Educação Médica
Referência: NONINO, Alexandre; MAGALHÃES, Stenia Gonçalves; FALCÃO, Denise Pinheiro. Treinamento médico para comunicação de más notícias: revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, p. 228-233, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2020.
Resumo: Nos últimos anos, diretrizes para a comunicação médica de más notícias aos pacientes foram publicadas. Treinamentos para esta tarefa passaram a ser incluídos nos currículos de graduação, especialização e educação médica continuada. O objetivo desta revisão foi avaliar as evidências existentes na literatura sobre a eficácia destes treinamentos. Apenas sete estudos controlados, quatro dos quais randomizados, foram encontrados. Quatro deles indicam melhora dos aprendizes que foram treinados. Estes achados mostram que o treinamento em comunicação de más notícias pode ser eficaz para médicos e estudantes, mas há importantes limitações que impedem conclusões definitivas. Estas limitações são discutidas.
Abstract: Guidelines for communicating bad news to patients have been published and training programs for this task have been included in graduate and post-graduate medical courses. The aim of this review was to evaluate evidence_ of the efficacy of these trainings in the medical literature. Only seven controlled trials, four of them randomized, were found. Four for them showed improvement in communication skills in the trained apprentices. These findings suggest that training undergraduate and post-graduate doctors in the skills for communicating bad news may be beneficial but there are important limitations to reach a definitive conclusion. These limitations are discussed.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Licença: Revista Brasileira de Educação Médica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400011
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