Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28367
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_MemoriaNarrativaIdentidade.pdf147,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Memória, narrativa e identidade profissional : analisando memoriais docentes
Otros títulos : Memory, narrative and professional identity : analyzing teachers memorials
Autor : Silva, Daniele Nunes Henrique
Sirgado, Angel Pino
Tavira, Larissa Vasques
Assunto:: Memória
Professores
Identidade profissional
Escolas
Memorial
Docentes
Fecha de publicación : dic-2012
Editorial : Centro de Estudos Educação e Sociedade
Citación : SILVA, Daniele Nunes Henrique; SIRGADO, Angel Pino; TAVIRA, Larissa Vasques. Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 263-283, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.
Resumen : Discute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.
Abstract: The text discusses the value of memorials as a component of teachers' identity building. One of the memorials advantages is the fact that they allow their authors to articulate the memories of past and the possibilities of the future in the present time. The memorial is a story that grows within a larger one. Here, the subject is at the same time the outcome and an agent of the process, for there are no stories but those created from other stories' fragments. In this sense, we weave a dialogue between the social dimension of memory in L.S Vigotsky and M. Bakhtin's understanding on autobiographical texts (life record). The methodological design starts from the analysis of memorials written by public school teachers from the city of Rio de Janeiro since the second half of the 20th century. The main point of the discussion is based on the aspects that these professionals unveil regarding the entry in school life as well as the elements that explain their permanence in teaching.
Licença:: Cadernos CEDES - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622012000300002
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28367/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.