Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28368
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_BrincarEscolaRelacao.pdf126,41 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
Autre(s) titre(s): Playing at school : relation between leisure and media in children's universe
El juego en la escuela : la relación entre el lúdico y la midea en el universo infantil
Auteur(s): Siqueira, Isabelle Borges
Wiggers, Ingrid Dittrich
Souza, Valéria Pereira de
Assunto:: Brincadeiras - educação
Infância
Jogos
Mídia
Date de publication: jui-2012
Editeur: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Référence bibliographique: SIQUEIRA, Isabelle Borges; WIGGERS, Ingrid Dittrich; SOUZA, Valéria Pereira de. O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 313-326, abr./jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 12 out. 2020.
Résumé: A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos.
Abstract: Media has established itself as a strong component of the reality in contemporary society. In this sense, there is a growing interest in the analysis of how media issues influences children's universe. From this perspective, this study aims to investigate and analyze the presence of the media at school by observing the body behavior in children s movements. An interactive observation at a public children school in Brasilia was methodologically used. As a result, it was found that there is a cultural interaction of media by children in their leisure moments and in their social relationship, which is reflected in symbolic games.
Resumen: La midea se ha establecido como un fuerte componente de la realidad de la sociedad contemporánea. Hay, en consecuencia, un creciente interés en analizar como los medios de comunicación son temas que influyen en el universo infantil. Sob este punto de vista, el objetivo de este estudio es investigar y analizar la presencia mediática en el entorno escolar a través de la cultura corporal del movimiento en los niños. Ocurrió en la metodologia una observación participante en uma escuela pública de educación infantil de Brasilia-DF. Como resultado, se constató que existe una apropiación de la midea por los niños en sus momentos lúdicos y en sus relaciones sociales, que se refleja en los juegos simbólicos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença:: Revista Brasileira de Ciências do Esporte - (CC BY-NC-ND) -Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 12 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28368/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.