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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28411
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Titre: Representações e estratégias identitárias na experiência do artista
Autre(s) titre(s): Identity representations and strategies in the artist's experience
Auteur(s): Bendassolli, Pedro F.
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto:: Identidade profissional
Identidade (Psicologia)
Artistas
Date de publication: 2012
Editeur: Associação Brasileira de Psicologia Social
Référence bibliographique: BENDASSOLLI, Pedro F.; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Representações e estratégias identitárias na experiência do artista. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 607-618, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000300014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 out. 2020.
Résumé: O objetivo deste artigo é compreender os processos de construção das representações e estratégias identitárias utilizadas por artistas em três setores da cultura no Estado de São Paulo. Foram combinadas duas estratégias de coleta de dados: um survey e entrevistas em profundidade. Ao todo, 92 artistas aceitaram participar desta pesquisa. Os dados foram analisados com base em níveis de categorização e com o suporte de software específico. Os resultados mostram que o núcleo da representação identitária artística é formado pela auto-percepção do ar-tista como profissional vocacionado, dedicado à construção de uma obra capaz de mobilizar o outro e contribuir para um gênero estético. Já as estratégias identitárias mais comuns utilizadas são a exposição pública, o engajamento e desengajamento contínuo de projetos de duração limitada, o investimento no próprio desenvolvimento pessoal e estratégias de relacionamento com o público.
Abstract: The paper's purpose is to understand the identity representation construction processes and identity strategies used by artists in three cultural segments in the State of São Paulo. Two data-gathering strategies have been combined: a survey and in-depth interviews. A total of 92 artists accepted taking part in the study. The data were analyzed based on categorization lev-els and with the support of specific computer software. The results show that the core of artis-tic identity representation is formed by the artist's self-perception as a professional with a calling, dedicated to the construction of a body of work capable of mobilizing others and con-tributing to an aesthetic genre. The most frequent identity strategies include public exposure, continuous engagement and disengagement from limited duration projects, investment in their own personal development, and public relationship strategies.
Licença:: Psicologia & Sociedade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000300014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000300014
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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