Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28463
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_LearningStrategiesUsed.pdf290,28 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_EstrategiasAprendizagemUtilizadas.pdf313,97 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_EstrategiasAprendizajeUtilizadas.pdf316,51 kBAdobe PDFView/Open
Title: Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health
Other Titles: Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde
Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud
Authors: Peixoto, Henry Maia
Peixoto, Mariana Maia
Alves, Elioenai Dornelles
Assunto:: Ensino a distância
Ensino superior
Aprendizagem
Ensino a distância - ensino superior
Issue Date: Jun-2012
Publisher: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
Citation: PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, p. 551-558, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020.
Abstract: Este estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas.
Abstract: This study aimed to investigate the learning habits and strategies of undergraduate and post-graduate students matriculated in hybrid courses in the area of healthcare at a Brazilian university. 220 graduate students were invited to participate in the research, of whom 67.27% accepted. An exploratory methodology was utilized, which analyzed quantitative data collected by a structured instrument. A similarity may be observed between undergraduate and postgraduate students concerning the majority of education habits and learning strategies, such as the large proportion of those who read more than half of the course content and of those who preferred to study alone, as well as in the high use of the majority of strategies evaluated. It is concluded that both the groups present appropriate study habits and satisfactorily used the learning strategies investigated.
Resumen: Este estudio tuvo como objetivo investigar los hábitos y las estrategias de aprendizaje de los estudiantes universitarios y de posgrado en una universidad brasileña, matriculados en las asignaturas semi-presenciales del área de la salud. Fueron invitados a todos los 220 estudiantes graduados, de los cuales 67,27% aceptaron participar de la investigación. Se utilizó una metodología exploratoria, que analizó los datos cuantitativos recogidos por un instrumento estructurado. Se pudo observar una similitud entre los estudiantes universitarios y de posgrado acerca de los de la mayoría de los hábitos de enseñanza y estrategias de aprendizaje, así como una mayor proporción de los que leyeron más de la mitad del contenido, de los que prefieren estudiar solos, además de la elevada utilización por la mayoría, de las estrategias evaluadas. Llegamos a la conclusión de que ambos los grupos presentaron hábitos adecuados de estudio y se utilizaron de manera satisfactoria de las estrategias de aprendizaje investigadas.
Licença:: Revista Latino-Americana de Enfermagem - (CC BY-NC) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=en&tlng=en. Acesso em: 15 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28463/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.