Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28597
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_AtividadesExperimentaisEnsino.pdf315,8 kBAdobe PDFView/Open
Title: Atividades experimentais no ensino de óptica : uma revisão
Other Titles: Experimental activities in optics teaching : a revision
Authors: Ribeiro, Jair Lúcio Prados
Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Óptica
Experimentação
Luz - natureza
Refração
Polarização - óptica
Issue Date: 2012
Publisher: Sociedade Brasileira de Física
Citation: RIBEIRO, Jair Lúcio Prados; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. Atividades experimentais no ensino de óptica: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, 4403, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000400021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PSJ8nXFtMmmrpjNgFcnxgWp/?lang=pt#. Acesso em: 07 jan. 2022.
Abstract: Apresentamos nesse trabalho uma revisão de artigos que tratam sobre a experimentação no ensino de óptica, entre 1998 e 2010. Os artigos revisados foram publicados nos seguintes periódicos: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física e Física na Escola. O objetivo dessa revisão é fornecer um panorama atualizado da pesquisa na área de experimentação em óptica, dividida e classificada por temas: natureza da luz, reflexão, refração, difração, polarização, interferência e espalhamento. Enfatiza-se também a necessidade de produção de revisões semelhantes em outras áreas temáticas.
Abstract: We present in this work a review of articles dealing on experimentation in optics teaching, between the years 1998 to 2010. The reviewed articles were published in the following journals: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física and Física na Escola. The purpose of this review is to provide an updated overview of research in optical experiments on divided and classified by themes: nature of light, reflection, refraction, diffraction, polarization, interference and scattering. We also emphasize the need for production of similar revisions in other thematic areas.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Química (IQ)
Licença:: Revista Brasileira de Ensino de Física - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PSJ8nXFtMmmrpjNgFcnxgWp/?lang=pt#. Acesso em: 7 jan. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400021
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Professores Eméritos

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28597/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.