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Titre: Estratégias de capacitação de professores do ensino fundamental em atividade física e alimentação saudável
Autre(s) titre(s): Training strategies for elementary education teachers in physical activity and health eating
Auteur(s): Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de
Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto:: Exercícios físicos
Alimentação saudável
Educação
Escolas
Date de publication: 2012
Editeur: Universidade Estadual Paulista
Référence bibliographique: SOUSA, Arilson Fernandes Mendonça de; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Estratégias de capacitação de professores do ensino fundamental em atividade física e alimentação saudável. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 3, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000300018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/X6y8bnynhgMj5WLVsDSJD9j/?lang=pt#. Acesso em: 18 jun. 2021.
Résumé: O estudo avaliou efeitos de aprendizagem gerados por intervenções educativas longa (IL) e curta (IC) nos conhecimentos em alimentação saudável e atividade física. 42 professores de duas escolas públicas de ensino fundamental responderam a questionários de conhecimento com nota de 0 a 10, pré e pós-intervenção. A IL ofereceu um curso de 40 horas e a IC ofereceu uma palestra de 30 minutos; os dois grupos receberam o mesmo material educativo impresso. As intervenções produziram aumento estatisticamente significativo (p<0,05) no conhecimento médio em alimentação saudável [IL: +1,19 (EP=0,31) e IC: +1,18 (EP=0,34) pontos]. Em atividade física a mudança no conhecimento médio só foi estatisticamente significativa na IL [IL +1,69 (EP=0,52) e IC -0,36; (EP=0,45) pontos]. Houve diferença significativa nas notas finais entre grupos para conhecimento em atividade física. Ações educativas simples produziram efeitos positivos no conhecimento sobre alimentação saudável, entretanto, para atividade física pode ser necessário maior tempo de intervenção.
Abstract: The study evaluated the learning effects generated by long (IL) and short (IC) educational interventions in health eating and physical activity knowledge. 42 teachers from two public elementary schools completed knowledge questionnaires with a 0-10 grade, pre and post-intervention. IL offered a 40 hours course and IC offered a 30 minutes lecture, and both groups received the same printed educational material. The intervention produced a statistically significant (p<0.05) increased in averaged health eating knowledge [IL: +1.19 (SE=0.31) and CI: +1.18 (SE 0.34) points]. In physical activity, change in average knowledge was only statically significant in IL [IL + 1.69 (SE=0.52) and IC -0.36; (SE=0.45) points]. There were significant differences between groups in final notes for physical activity knowledge. Simple educational activities produced positive effects on health eating knowledge however, for physical activity may be necessary longer intervention.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença:: (CC BY) Motriz. Revista de Educação Física. UNESP, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1980-6574 - está licenciada sob Creative Commons - Atribuição 3.0.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300018
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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