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Título : Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
Recent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practices
Autor : Sato, Denise Tamaê Borges
Magalhães, Izabel
Batista Júnior, José Ribamar Lopes
Assunto:: Discurso
Letramento
Educação inclusiva
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
Citación : SATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Izabel; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2018. Epub 18-Set-2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008.
Resumen : A oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.
Abstract: Education provision for people with disabilities has undergone considerable changes in the Brazilian social context. As part of these changes, two research projects have been developed: "Discourses, Identities and Literacy Practices in Special Education", and "Multiple Literacies, Identities and Interdisciplinarities in the Specialized Educational Care for Learners with Disabilities". These projects propose to relate ethnographic research, Critical Discourse Analysis and the New Literacy Studies in order to examine professional discourses and identities emerging from this context. Over five years of research, the results suggest that teachers' identities have changed as part of a process stemming from inadequate education in the initial stages to teach learners with disabilities and the teachers' attempt to overcome this gap through their daily and pedagogic literacies.
Licença:: Revista Brasileira de Linguística Aplicada - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&tlng=pt. Aesso em: 18 out. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008
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