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Title: François Delsarte e a dança moderna : um encontro na expressividade corporal
Other Titles: François Delsarte and modern dance : an encounter in physical expression
François Delsarte et la danse moderne : une rencontre dans l'expressivité corporelle
Authors: Souza, Elisa Teixeira de
Assunto:: Delsarte, François, 1811-1871
Expressão corporal
Delsartismo
Dança moderna
Dança - história
Issue Date: Dec-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citation: SOUZA, Elisa Teixeira de. François Delsarte e a dança moderna: um encontro na expressividade corporal. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 428-456, jul./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266030315. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602012000200428&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 set. 2020.
Abstract: Este estudo aborda o sistema de François Delsarte para a expressividade corporal, chamado Estética Aplicada. Apresenta dados relacionados à trajetória de François Delsarte, como origem, formação e fundamentação teórica. Discute as leis da expressividade gestual formuladas por Delsarte - a Lei da Trindade, a Lei da Correspondência e as Nove Leis do Movimento - bem como sua difusão e utilização na dança moderna, incluindo nessa discussão nomes de precursores da dança moderna como Isadora Duncan, Ruth Saint Denis, Ted Shawn, Vaslav Nijinsky, Rudolf Laban e Mary Wigman.
Abstract: This study addresses François Delsarte's system of expression, known as Applied Aesthetics. It presents data related to François Delsarte's career, such as personal and professional life and his theoretical background. It discusses the laws of gestural expression formulated by Delsarte - Trinity Law, the Law of Correspondence and the Nine Laws of Motion - as well as their dissemination and utilization in modern dance; this discussion mentions some pioneers of modern dance, such as Isadora Duncan, Ruth Saint Denis, Ted Shawn, Vaslav Nijinsky, Rudolf Laban and Mary Wigman.
Résumé: Cette étude aborde le système de François Delsarte pour l'expressivité corporelle, appelée Esthétique Appliquée. Il présente des données relatives à la trajectoire de François Delsarte, comme ses origines, sa formation et ses références théoriques. Il analyse les lois de l'expression gestuelle formulées par Delsarte - la Loi de la Trinité, la Loi de la Correspondance et les Neuf Lois du Mouvement - et leur diffusion et utilisation dans la danse moderne. Dans cette réflexion sont évoqués les noms des précurseurs de la danse moderne comme Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis, Ted Shawn, Vaslav Nijinsky, Rudolf Laban et Mary Wigman.
Licença:: Revista Brasileira de Estudos da Presença - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602012000200428&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/2237-266030315
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