Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28930
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_OuvidoAbsolutoBases.pdf173,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O ouvido absoluto : bases neurocognitivas e perspectivas
Otros títulos : Absolute pitch : neurocognitive foundations and perspectives
El oído absoluto : bases neurocognitivas y perspectivas
Autor : Rodrigues, Fabrízio Veloso
Feitosa, Maria Angela Guimarães
Assunto:: Audição (Psicologia)
Cognição
Percepção musical
Neurociência cognitiva
Percepção auditiva
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Citación : VELOSO, Fabrízio; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. O ouvido absoluto: bases neurocognitivas e perspectivas. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 3, p. 357-362, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.
Resumen : O Ouvido Absoluto, a capacidade de nomear tons sem uma referência externa, é comumente relacionada à cognição musical. Embora se note um crescente investimento em seu estudo, muitas questões ainda encontram-se pouco esclarecidas, tais quais: gênese, conceito, metodologias de estudo, aspectos estruturais e funcionais que o caracterizam. Esta revisão propõe-se a analisar os avanços recentes e limitações da área, considerando-se as bases metodológicas e teóricas, bem como pontos controversos que permeiam o tema, como a definição e origem da habilidade. Como conclusão, aponta-se a necessidade de delineamentos específicos para o estudo da cognição musical como um aliado importante para a melhor compreensão e elucidação dos problemas inerentes ao Ouvido Absoluto.
Abstract: Absolute pitch, the ability to name tones without an external reference, is commonly related to music cognition. Despite the growing investment in its understanding, many questions are still poorly understood, such as genesis, conceptualization, research methodology, identification of structural and functional features. The present review aims to analyze recent advances and limitations in the area, considering its methodological and theoretical bases, as well as existing controversies (definition and genesis). It concludes by pointing the need for specific designs for the study of musical cognition for a better understanding of absolute pitch.
Resumen: El Oído Absoluto, la capacidad de nombrar tonos sin una referencia externa, está comúnmente relacionado con la cognición musical. Aunque se note una creciente inversión en su estudio, muchas cuestiones aún se encuentran poco aclaradas, tales como: génesis, concepto, metodologías de estudio, aspectos estructurales y funcionales que lo caracterizan. Esa revisión propone analizar los avanzos y limitaciones del área, considerando las bases metodológicas y teóricas y puntos controvertidos que tratan el tema, como la definición y origen de la habilidad. Por conclusión, se demuestra la necesidad de delineaciones específicas para el estudio de la cognición musical como un importante aliado para una mejor comprensión y aclaración de los problemas inherentes al Oído Absoluto.
Licença:: Psico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000300002
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28930/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.