http://repositorio.unb.br/handle/10482/28935
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_DesenvolvimentoSubjetividadeAnalise.pdf | 296 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desenvolvimento da subjetividade : análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem |
Otros títulos : | Subjectivity development : analyzing histories of overcoming learning difficulties Desarrollo de la subjetividad : análisis de historias de superación de dificultades de aprendizaje |
Autor : | Rossato, Maristela Mitjáns Martínez, Albertina |
Assunto:: | Aprendizagem - subjetividade Distúrbios de aprendizagem Psicologia da aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
Citación : | ROSSATO, Maristela; MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 289-298, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020. |
Resumen : | Este artigo discute a subjetividade numa perspectiva sistêmica e processual, orientado pela Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, analisada na trajetória escolar de estudantes identificados com dificuldades de aprendizagem. Tem por objetivo analisar como ocorre o movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar. A pesquisa foi realizada com três estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de Estudo de Caso Múltiplo. Foram utilizados sistemas conversacionais, instrumentos apoiados em indutores escritos e indutores não escritos, momentos informais, análise documental e observações no ambiente escolar. Concluímos que a superação das dificuldades de aprendizagem pode se dar pelo reconhecimento do sujeito no estudante, pela vivência de condições favorecedoras à produção de sentidos subjetivos e pela reconfiguração de elementos da subjetividade do estudante. Essas reflexões deram sustentação para definirmos o desenvolvimento da subjetividade como mudanças subjetivas que impactam, ganham certa estabilidade e são capazes de desencadear outras mudanças, gerando novos níveis qualitativos de organização subjetiva. |
Abstract: | In this article we discuss the subjectivity from a systemic and processing perspective, under the Theory of Subjectivity developed by González Rey ,analyzed in the educational trajectory of students identified with learning difficulties. Our goal is to analyze how the movement of subjectivity occurs in the processes of overcoming school learning difficulties. The research was conducted with three students from the early years of elementary school, through Multiple Case Study. We used conversational systems, instruments supported by written and unwritten inductors, informal moments, document analysis and observations in the school environment. We conclude that overcoming learning difficulties can be attained by the recognition of the student as subject, by the experiencing of conditions in favor of subjective sense production and by the reconfiguration of elements of subjectivity in students. These reflections may give support to define the development of subjectivity and subjective changes that impact and gain some stability, capable of triggering other changes, creating new levels of qualitative subjective organization. |
Resumen: | Este artículo discute la subjetividad analizada en la trayectoria escolar de estudiantes identificados con dificultades de aprendizaje bajo perspectiva sistémica y procesal, orientado por la Teoría de la Subjetividad desarrollada por González Rey. Tiene como objetivo analizar como ocurre el movimiento de la subjetividad en el proceso de superación de las dificultades de aprendizaje escolar. La investigación se realizó con tres estudiantes de los primeros años de la Enseñanza Básica a través del Estudio de Caso Múltiplo. Se utilizaron sistemas conversacionales, instrumentos respaldados en inductores escritos e inductores no escritos, momentos informales, análisis documental y observaciones en ambiente escolar. Las conclusiones indican que la superación de las dificultades de aprendizaje puede suceder debido al reconocimiento del sujeto en el estudiante, por vivir condiciones favorecedoras de producción de sentidos subjetivos y por la reconfiguración de elementos de la subjetividad del estudiante. Estas reflexiones ofrecen subsidios para definir el desarrollo de la subjetividad como cambios subjetivos que impactan y que adquieren cierta estabilidad, capaces de desencadenar otros cambios, generando nuevos niveles cualitativos de organización subjetiva. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | Psicologia Escolar e Educacional - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200011 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.