Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28985
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_ContratosDestratosInformatica.pdf170,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Contratos e destratos entre Informática e Educação Matemática
Autre(s) titre(s): Engagements and disengagements between Informatics and Mathematics Education
Auteur(s): Iunes, Silvana Maria Silva
Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Educação
Matemática - estudo e ensino
Informática
Tecnologia educacional
Date de publication: 2013
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Référence bibliographique: IUNES, Silvana Maria Silva; SANTOS, Gilberto Lacerda. Contratos e destratos entre Informática e Educação Matemática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 2, p. 293-305, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2019.
Résumé: Discutem-se as aplicações pedagógicas do computador no ensino de geometria por meio de um software de representações dinâmicas. Trata-se do relato de uma investigação voltada para fazer emergir contratos e destratos entre informática e educação matemática, por meio de observações e entrevistas realizadas com alunos e uma professora em uma escola de Educação Fundamental na cidade de Brasília, DF, Brasil. Os resultados da investigação indicam diferentes possibilidades de trabalho pedagógico na área, suscetíveis de fazerem com que os contratos sobrepujem os destratos.
Abstract: This article discusses the pedagogical applications for teaching geometry when making use of dynamic representation software. Engagements, or issues facilitating educational relationships, and disengagements, or troublesome issues, were carried out in some specific groups, as well as observations and interviews with primary school teachers and students in the city of Brasilia (DF). Research findings indicate different possibilities for pedagogical work in the field, and the possibility of making engagements surpass disengagements.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200005&lng=pt&tlng=pt. 26 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200005
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28985/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.