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Título: Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem
Outros títulos: Nurse undergraduate students' perception of quality of life
Percepción sobre calidad de vida de estudiantes de pregrado en enfermería
Autor(es): Bampi, Luciana Neves da Silva
Baraldi, Solange
Guilhem, Dirce
Pompeu, Rafaella Bizzo
Campos, Ana Carolina de Oliveira
Assunto: Qualidade de vida
Percepção
Estudantes de Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Enfermagem - estudo e ensino
Data de publicação: 2013
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem
Referência: BAMPI, Luciana Neves da Silva et al. Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 125-132, jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000200016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 dez. 2019. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BAMPI, Luciana Neves da Silva et al. Nurse undergraduate students' perception of quality of life. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 125-132, jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000200016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 dez. 2019.
Resumo: A pesquisa objetivou conhecer a percepção sobre a qualidade de vida de graduandos em enfermagem. O estudo transversal foi realizado entre agosto de 2010 a agosto de 2011, com 56 acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, Brasil. Foi utilizado questionário específico (perfil sociodemográfico, acadêmico e de saúde) e o WHOQOL-bref. As análises estatísticas incluíram descrição de frequência, tendência central e dispersão e comparação entre os domínios. Os domínios psicológico e meio ambiente foram avaliados como o melhor e pior, respectivamente. As facetas denominadas capacidade de concentração, sono, grau de energia diário, capacidade para realizar atividades do dia a dia e para o trabalho, oportunidades de lazer, recursos financeiros e sentimentos negativos demonstraram-se comprometidas. Essas facetas influenciaram negativamente a qualidade de vida dos estudantes, podendo desencadear sentimentos negativos, como mau humor, desespero, ansiedade e depressão.
Abstract: The research objective was to know nurse undergraduate students'perception of quality of life. A cross-sectional study was conducted from August 2010 to August 2011 with 56 nursing students of the Faculty of Health Sciences, University of Brasilia, Brazil. A specific questionnaire was used (sociodemographic, academic and health profile) and the WHOQOL-BREF. Statistical analyzes included a description of frequency, central tendency and dispersion measures, and comparison between domains. The Psychological and Environment domains were assessed as the best and worst scores, respectively. The facets called Thinking, learning, memory and concentration, Sleep and rest, Energy and fatigue, Activities of daily living, Work Capacity, Participation in and opportunities for recreation/leisure activities, financial resources and negative feelings were affected. The facets with the worst score influenced negatively the quality of life for students and might trigger negative feelings such as bad mood, desperation, anxiety and depression.
Resumen: La investigación tuvo como objetivo conocer la percepción sobre calidad de vida de estudiantes de pregrado en enfermería. Estudio transversal realizado entre agosto de 2010 y agosto de 2012 con 56 académicos de enfermería de la Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad de Brasilia, Brasil. Fue utilizado cuestionario específico (perfil sociodemográfico, académico y de salud) y el WHOQOL-bref. Los análisis estadísticos incluyeron descripción de frecuencia, tendencia central y dispersión, y comparación entre los dominios. Los dominios psicológico y medioambiente fueron evaluados como mejor y peor respectivamente. Las facetas denominadas capacidad de concentración, sueño, grado de energía diaria, capacidad para realizar actividades diarias y del trabajo, oportunidades de ocio, recursos financieros y sentimientos negativos se mostraran comprometidos. Estas facetas influyeron negativamente la calidad de vida de los estudiantes, pudiendo desencadenar sentimientos negativos como mal humor, desesperación, ansiedad y depresión.
Licença: Revista Gaúcha de Enfermagem - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000200016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000200016
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