Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29175
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_InfanciaCidadeCampo.pdf270,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMüller, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Brasilmar Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:10Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:10Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationMÜLLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29175-
dc.description.abstractDiscutimos no artigo, em forma de ensaio teórico, a especificidade da temática infância e cidade, utilizando recortes analíticos oriundos das Ciências Sociais. O artigo é organizado em três seções. A primeira explora os paradigmas nas Ciências Sociais e de que forma eles se atentam para as crianças e a infância. Na segunda seção, a temática infância e cidade é tratada, tendo como base teórica autores clássicos da Escola de Chicago, comungados com autores contemporâneos que refletem sobre esta relação. Já na terceira seção observamos as interações das crianças no meio urbano; o potencial de uso e apropriação da cidade pelas crianças é contrastado com o poder do adulto. Ao problematizar esses três aspectos avançamos na compreensão da relação entre infância e cidade e sugerimos a necessidade de transformá-la em uma linha de pesquisa.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimentopt_BR
dc.title.alternativeThe childhood and the city: an academic field in development-
dc.title.alternativeL`enfance et la ville: un champ académique en développement-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCidades e vilaspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordSociologia urbanapt_BR
dc.rights.licenseEducação & Sociedade - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342pt_BR
dc.description.abstract1We discuss in this paper, presented as a theoretical essay, the specificity of the thematic the childhood and the city, using analytical framework from the Social Sciences. The article is organised in three sections. The first one explores the Social Sciences paradigms and in which ways they are connected to the children and childhood. The second section explores the thematic childhood and the city, considering authors from the Chicago School and contemporary ones. In the third section we observe the children`s interactions in the urban context; the potential of use and appropriation of the city by the children is contrasted with the adult power. Problematizing these three aspects we can understand better the relationship between childhood and the city, and we suggest the need of transforming it in a research line-
dc.description.abstract2L'article, en forme d'essai, discute de façon théorique et méthodologique l'espécificité de la thématique enfance et ville en utilisant des coupures analytiques venant de la sociologie et de l'éducation. La thématique enfance et ville est exploitée ayant comme base théorique les auteurs classiques de l'École de Chicago en partenariat avec des auteurs actuels qui réfléchissent sur ce sujet. On observe que la socialisation de l'enfant dans un milieu urbain se déroule dans un territoire socialement hétérogène à travers plusieurs processus. Le potentiel de l'usage et l'appropriation de la ville par les enfants se présentent donc limités et fragmentés. En réfléchissant cette fragmentation nous avançons des aspects qui aident dans la compréhension de l'intersection des deux variables-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.