http://repositorio.unb.br/handle/10482/29175
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_InfanciaCidadeCampo.pdf | 270,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento |
Otros títulos : | The childhood and the city: an academic field in development L`enfance et la ville: un champ académique en développement |
Autor : | Müller, Fernanda Nunes, Brasilmar Ferreira |
Assunto:: | Cidades e vilas Educação Infância Sociologia urbana |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
Citación : | MÜLLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019. |
Resumen : | Discutimos no artigo, em forma de ensaio teórico, a especificidade da temática infância e cidade, utilizando recortes analíticos oriundos das Ciências Sociais. O artigo é organizado em três seções. A primeira explora os paradigmas nas Ciências Sociais e de que forma eles se atentam para as crianças e a infância. Na segunda seção, a temática infância e cidade é tratada, tendo como base teórica autores clássicos da Escola de Chicago, comungados com autores contemporâneos que refletem sobre esta relação. Já na terceira seção observamos as interações das crianças no meio urbano; o potencial de uso e apropriação da cidade pelas crianças é contrastado com o poder do adulto. Ao problematizar esses três aspectos avançamos na compreensão da relação entre infância e cidade e sugerimos a necessidade de transformá-la em uma linha de pesquisa. |
Abstract: | We discuss in this paper, presented as a theoretical essay, the specificity of the thematic the childhood and the city, using analytical framework from the Social Sciences. The article is organised in three sections. The first one explores the Social Sciences paradigms and in which ways they are connected to the children and childhood. The second section explores the thematic childhood and the city, considering authors from the Chicago School and contemporary ones. In the third section we observe the children`s interactions in the urban context; the potential of use and appropriation of the city by the children is contrasted with the adult power. Problematizing these three aspects we can understand better the relationship between childhood and the city, and we suggest the need of transforming it in a research line |
Resumen: | L'article, en forme d'essai, discute de façon théorique et méthodologique l'espécificité de la thématique enfance et ville en utilisant des coupures analytiques venant de la sociologie et de l'éducation. La thématique enfance et ville est exploitée ayant comme base théorique les auteurs classiques de l'École de Chicago en partenariat avec des auteurs actuels qui réfléchissent sur ce sujet. On observe que la socialisation de l'enfant dans un milieu urbain se déroule dans un territoire socialement hétérogène à travers plusieurs processus. Le potentiel de l'usage et l'appropriation de la ville par les enfants se présentent donc limités et fragmentés. En réfléchissant cette fragmentation nous avançons des aspects qui aident dans la compréhension de l'intersection des deux variables |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Licença:: | Educação & Sociedade - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300659&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2019. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.