http://repositorio.unb.br/handle/10482/29176
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_FormacaoDocenteEducacao.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia |
Autre(s) titre(s): | Teacher training for Professional and Technological Education in Brazil : a dialogue with the faculties of education and pedagogy courses Formation des enseignants de l'enseignement professionnel et technologique au Brésil : un dialogue avec les facultés d'éducation et le cursus de pédagogie |
Auteur(s): | Carvalho, Olgamir Francisco de Souza, Francisco Heitor de Magalhães |
Assunto:: | Ensino profissional Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Professores - formação Universidades e faculdades Pedagogia |
Date de publication: | 2014 |
Editeur: | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
Référence bibliographique: | CARVALHO, Olgamir Francisco de; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 883-908, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019. |
Résumé: | Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo construída. Torna-se imprescindível trazer para o centro do debate a necessidade de novas políticas públicas de formação para o docente de EPT. As faculdades de educação e o curso de Pedagogia não podem ficar ausentes desse processo. Iniciando o diálogo que propomos, discutimos o tema em questão e analisamos dados de levantamento realizado em conjunto com os alunos do Mestrado em Educação, da Universidade de Brasília, sobre o perfil de formação dos professores da rede federal de EPT. |
Abstract: | With the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, a new institutional framework for professional and technological education (PTE) is being built. It is essential to bring to the heart of the debate, the importance of creating new public policies for teacher training courses aimed at professionals working in these institutes. In addition, Faculties of Education and Pedagogy courses must take part in the process. Starting the dialogue that we propose herein, we discuss these questions and analyze the data collected by means of a survey which focused on the teacher training structure or profile for teaching professionals working in federal professional and technological education institutes. The participants of the survey were attending the Master in Education program from the University of Brasilia. |
Résumé: | Avec la création des Instituts Fédéraux d'Education, Science et Technologie (IF), un nouveau cadre institutionnel pour l'éducation professionnelle et technologique (EPT) est en construction. Il est essentiel d'apporter au centre des débats le besoin de nouvelles politiques publiques de formation d'enseignants en EPT. Les facultés d'éducation et le cursus de Pédagogie ne peuvent pas être absents de ce processus. Pour démarrer le dialogue, nous avons discuté le sujet en question et nous avons analysé les données de l'enquête menée en collaboration avec les étudiants du master en éducation de l'Université de Brasília, sur le profil de formation des enseignants du réseau fédéral d'EPT. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Licença:: | Educação & Sociedade - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2019. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.