Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29391
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DiagnosticoCompetenciasIndividuais.pdf320,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_IndividualCompetencesDistance.pdf361,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, João Paulo Fonsecapt_BR
dc.contributor.authorCoelho Junior, Francisco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorFaiad, Cristianept_BR
dc.contributor.authorRocha, Natália Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:08:49Z-
dc.date.available2017-12-07T05:08:49Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, João Paulo Fonseca et al. Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 935-951, out./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121642. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 out. 2019. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, João Paulo Fonseca et al. Individual competences of distance education tutors. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 935-951, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121642. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 out. 2019.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29391-
dc.description.abstractNeste trabalho, considera-se que a educação a distância (EaD) tem representado papel imprescindível à aquisição de competências por parte de aprendizes nos cenários nacional e internacional. O papel dos tutores é estratégico à sua efetividade, especialmente no que tange a competências técnicas, relativas ao uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e comportamentais, estimulando o aprendiz a se comprometer e a não evadir. O presente trabalho teve como objetivo geral diagnosticar, empiricamente, competências individuais (técnicas e comportamentais) necessárias ao desempenho efetivo da função de tutor no ensino a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por meio de dois estudos, foi realizada triangulação de dados, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental, entrevistas e grupos de foco (Estudo 1), e fase quantitativa, com aplicação de questionário fechado (Estudo 2). O tratamento dos dados qualitativos foi feito por análise de conteúdo, e dos dados quantitativos, por meio de análise estatística. A amostra (N=200) foi predominantemente feminina, atuando há pelo menos dois anos com tutoria. Os resultados apontaram baixas lacunas de competência, o que indica que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições dos tutores. Sugere-se, para pesquisas futuras, a investigação com maior número de participantes, de modo a permitir análises estatísticas mais complexas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distânciapt_BR
dc.title.alternativeIndividual competences of distance education tutors-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTutuores - competênciaspt_BR
dc.subject.keywordUniversidade aberta - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordGaps de competênciaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas e práticas de gestãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.rights.licenseEducação e Pesquisa - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121642pt_BR
dc.description.abstract1Distance education (DE) has played a key role in the acquisition of competences by students in the national and international scene. Tutors have strategic importance to the effectiveness of distance education, especially when it comes to technical competences related to the use of the virtual learning environment (VLE), and behavioral competences, which encourage the learner to engage and not to drop out. This study aims to empirically diagnose the individual technical and behavioral competences required tutors' effective performance in the context of Universidade Aberta do Brasil (UAB - Open University of Brazil). Two studies were conducted using data triangulation. Study 1 was qualitative and involved document analysis, interviews and focus groups. In the Study 1, we conducted content analysis. For the data generated by Study 2, which was quantitative and used a questionnaire, we did statistical analysis. The sample (N = 200) consisted predominantly of female subjects, who had been tutoring for at least two years. Results have shown low competency gaps, indicating that the activities of recruitment, training and competency development have probably been carried out in accordance with the requirements of the duties of tutors. For further research, we suggest investigations are conducted with higher number of subjects so as to allow more complex statistical analysis.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.