Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29391
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DiagnosticoCompetenciasIndividuais.pdf320,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_IndividualCompetencesDistance.pdf361,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância
Otros títulos : Individual competences of distance education tutors
Autor : Borges, João Paulo Fonseca
Coelho Junior, Francisco Antonio
Faiad, Cristiane
Rocha, Natália Ferreira da
Assunto:: Tutuores - competências
Universidade aberta - Brasil
Gaps de competências
Políticas e práticas de gestão
Ensino a distância
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Citación : BORGES, João Paulo Fonseca et al. Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 935-951, out./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121642. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 out. 2019. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BORGES, João Paulo Fonseca et al. Individual competences of distance education tutors. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 935-951, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121642. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 out. 2019.
Resumen : Neste trabalho, considera-se que a educação a distância (EaD) tem representado papel imprescindível à aquisição de competências por parte de aprendizes nos cenários nacional e internacional. O papel dos tutores é estratégico à sua efetividade, especialmente no que tange a competências técnicas, relativas ao uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e comportamentais, estimulando o aprendiz a se comprometer e a não evadir. O presente trabalho teve como objetivo geral diagnosticar, empiricamente, competências individuais (técnicas e comportamentais) necessárias ao desempenho efetivo da função de tutor no ensino a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por meio de dois estudos, foi realizada triangulação de dados, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental, entrevistas e grupos de foco (Estudo 1), e fase quantitativa, com aplicação de questionário fechado (Estudo 2). O tratamento dos dados qualitativos foi feito por análise de conteúdo, e dos dados quantitativos, por meio de análise estatística. A amostra (N=200) foi predominantemente feminina, atuando há pelo menos dois anos com tutoria. Os resultados apontaram baixas lacunas de competência, o que indica que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições dos tutores. Sugere-se, para pesquisas futuras, a investigação com maior número de participantes, de modo a permitir análises estatísticas mais complexas.
Abstract: Distance education (DE) has played a key role in the acquisition of competences by students in the national and international scene. Tutors have strategic importance to the effectiveness of distance education, especially when it comes to technical competences related to the use of the virtual learning environment (VLE), and behavioral competences, which encourage the learner to engage and not to drop out. This study aims to empirically diagnose the individual technical and behavioral competences required tutors' effective performance in the context of Universidade Aberta do Brasil (UAB - Open University of Brazil). Two studies were conducted using data triangulation. Study 1 was qualitative and involved document analysis, interviews and focus groups. In the Study 1, we conducted content analysis. For the data generated by Study 2, which was quantitative and used a questionnaire, we did statistical analysis. The sample (N = 200) consisted predominantly of female subjects, who had been tutoring for at least two years. Results have shown low competency gaps, indicating that the activities of recruitment, training and competency development have probably been carried out in accordance with the requirements of the duties of tutors. For further research, we suggest investigations are conducted with higher number of subjects so as to allow more complex statistical analysis.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: Educação e Pesquisa - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 out. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121642
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29391/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.