Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2948
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MonicaAndreaBlanco.PDF3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Cláudia Naves David-
dc.contributor.authorBlanco, Mônica Andréa-
dc.date.accessioned2010-01-05T20:11:12Z-
dc.date.available2010-01-05T20:11:12Z-
dc.date.issued2010-01-05-
dc.date.submitted2007-06-27-
dc.identifier.citationBLANCO, Mônica Andréa. O conforto luminoso como fator de inclusão escolar do portador de baixa visão nas escolas públicas regulares do Distrito Federal. 2007. 255 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2948-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2007.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um estudo das condições espaciais arquitetônicas das Escolas Inclusivas (EI) do Distrito Federal (DF) para Portadores de Baixa Visão (PBV) quanto ao Conforto Luminoso e Apreensão Espacial entendidos como elementos para inclusão escolar. A arquitetura das escolas públicas construídas no DF até o ano de 2005 não foi concebida com a proposta de inclusão e visava apenas o cumprimento do programa espacial estabelecido pelas normas vigentes locais e/ou da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, quanto a índices gerais de conforto térmico, acústico e luminoso e acessibilidade. Esta pesquisa analisa alguns ambientes escolares de uma Escola Inclusiva Pública (SQS 410), a partir das necessidades especiais específicas de conforto luminoso e apreensão espacial para a aprendizagem dos alunos Portadores de Baixa Visão. Verificando-se que a concepção dos ambientes escolares atuais não atende às necessidades físicas para promoção da inclusão social através da inclusão escolar, propõe-se subsídios para reforma de projetos atuais semelhantes e para o projeto arquitetônico de novas edificações escolares inclusivas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation presents a study of the architectural spatial conditions of the inclusive Schools (IS) of the Federal District (FD) for Low Vision Carriers (LVC), as to Luminous Comfort and Spatial Apprehension, understood as elements to school inclusion. The architecture of public schools built in the FD until 2005 was not conceived with a inclusion proposal and aimed only at the fulfillment of the spatial program established by the local regulations and/or the Brazilian Association of Technical Regulations - ABNT, as to general index of thermal, acoustic and luminous comfort and accessibility This dissertation analyzes some school environments of a Public Inclusive School (SQS 410), from the specific special needs of luminous comfort and spatial apprehension for the learning of Low Vision Carriers students. It was verified that the conception of current school environments do not serve the physical needs for the promotion of social inclusion through school inclusion, so subsidies for reform of similar current projects and architectural project of new inclusive school buildings are considered.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO conforto luminoso como fator de inclusão escolar do portador de baixa visão nas escolas públicas regulares do Distrito Federalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordBaixa-visãoen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visualen
dc.subject.keywordConforto luminosoen
dc.subject.keywordEscolas - edifíciosen
dc.subject.keywordArquitetura escolaren
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.