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Titre: A formação docente no contexto da inclusão : para uma nova metodologia
Autre(s) titre(s): Teacher training in the context of inclusion : towards a new methodology
La formación docente en el marco de la inclusión : para una nueva metodología
Auteur(s): Mendonça, Fabiana Luzia de Rezende
Silva, Daniele Nunes Henrique
Assunto:: Professores - formação
Deficiência intelectual
Educação inclusiva
Exclusão social
Date de publication: jui-2015
Editeur: Fundação Carlos Chagas
Référence bibliographique: MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende; SILVA, Daniele Nunes Henrique. A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 508-526, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000300508&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/198053143274.
Résumé: O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre questões referentes à inclusão escolar, à deficiência intelectual e à formação de professores. Discute-se a temática da inclusão na contemporaneidade, circunscrita por tensões entre o respeito às diferenças e as práticas excludentes que emergem no contexto educacional. À luz da Psicologia Histórico-Cultural e dos princípios da clínica da atividade, aponta-se uma importante possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores que, a depender da qualidade das intervenções realizadas pelo pesquisador, pode permitir ao coletivo docente a ressignificação de sua práxis.
Abstract: This article is a theoretical study on issues about school inclusion, intellectual disability and teacher training. It discusses the issue of inclusion in contemporaneity, circumscribed by tensions between respect for differences and the exclusionary practices that emerge in an educational context. In light of Historical-Cultural Psychology and the principles of clinical activity, an important theoretical and methodological possibility for teacher training emerges which, depending on the quality of the interventions made by the researcher, can enable the resignification of the praxis of the teacher collective.
Resumen: Este artículo consiste en un estudio teórico sobre las cuestiones relativas a la inclusión escolar, la discapacidad intelectual y la formación del profesorado. Se discute el tema de la inclusión en la contemporaneidad circunscrita por las tensiones entre el respeto a las diferencias y prácticas excluyentes que surgen en el contexto educacional. A la luz de la Psicología Histórico-Cultural y los principios de la actividad clínica, se señala una importante posibilidad teórica y metodológica para la formación del profesorado, que, dependiendo de la calidad de las intervenciones realizadas por el investigador, puede permitir que el colectivo docente replantee su praxis
Licença:: Cadernos de Pesquisa - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000300508&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 maio 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053143274
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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