http://repositorio.unb.br/handle/10482/29782
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_PsicodinamicaTrabalhoColetivo.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Psicodinâmica do trabalho do coletivo de profissionais de educação de escola pública |
Other Titles: | Psychodynamics of work of education professionals in public school Psicodinámica del trabajo del grupo de profesionales de la educación de escuelas públicas |
Authors: | Duarte, Fernanda Sousa Mendes, Ana Magnólia Bezerra |
Assunto:: | Trabalho Educação Escolas |
Issue Date: | May-2015 |
Publisher: | Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
Citation: | DUARTE, Fernanda Sousa; MENDES, Ana Magnólia Bezerra. Psicodinâmica do trabalho do coletivo de profissionais de educação de escola pública. Psico-USF, Itatiba, v. 20, n. 2, p. 323-332, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000200323&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200212. |
Abstract: | Considerando o atual contexto da educação básica pública brasileira, o presente estudo teve como objetivo investigar as estratégias de mobilização coletiva de uma equipe de profissionais da educação de uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal sob a perspectiva da Psicodinâmica do trabalho, abordagem que considera tal mobilização como um meio de ressignificar as vivências de sofrimento em prazer no trabalho. Foi utilizada a metodologia dejouriana. Para tal, foram realizadas observações não sistemáticas, análises documentais e seis sessões coletivas com 12 trabalhadores - professores regentes, professores em desvio de função e orientadora educacional - de uma mesma escola. Pode-se concluir que as estratégias de defesa individuais são predominantes e que a mobilização coletiva entre os profissionais de diferentes atribuições é prejudicada pela falta de um espaço público de discussão onde possam debater sobre suas angústias e prazeres cotidianos do trabalho. |
Abstract: | Given the current context of Brazilian public basic education, the present study aimed to investigate the strategies of collective mobilization in professionals of education at a public elementary school of Distrito Federal, Brazil, from the perspective of psychodynamics of work, which considers such mobilization as a way to reframe the experience of suffering into pleasure at work. We used the dejourian methodology, using non-systematic observations, documentary analysis and six collective non-structured interviews with 12 workers - school teachers, teachers in other functions and the educational advisor - from the same school it could be concluded that the individual defense strategies are predominant and the collective mobilization among professionals from different tasks is impaired by the lack of a public discussion where they can discuss their anxieties and pleasures of everyday work. |
Resumen: | Teniendo en cuenta el contexto actual de la educación básica pública brasileña, el presente estudio tuvo como objetivo investigar las estrategias de movilización colectiva de un equipo de profesionales de la educación de una escuela primaria de la red de educación pública del Distrito Federal de Brasil, desde la perspectiva psicodinámica del trabajo, que considera tal movilización como un medio para replantear la experiencia de sufrimiento en placer en el trabajo. Se utilizó la metodología dejouriana y fueron realizadas observaciones no sistemáticas, análisis documental y seis sesiones colectivas con 12 trabajadores - maestros de escuela, profesores en desvío de función y orientadora educacional - de una misma escuela. Puede concluirse que las estrategias de defensa son, en su mayoría, individuales y que la movilización colectiva entre los profesionales de diferentes tareas se ve afectada por la falta de un espacio público de discusión, donde puedan discutirse las angustias y placeres del día a día de trabajo. |
Licença:: | Psico-USF - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000200323&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200212 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.