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Title: Satisfação dos usuários adultos com a atenção em saúde bucal na estratégia de saúde da família
Other Titles: Adult users’ satisfaction in relation to attention to oral health in the family health strategy
Authors: Santos, Maria Lizzia Moura Ferreira dos
Cruz, Simone Seixas da
Gomes Filho, Isaac Suzart
Soares, Johelle de Santana Passos
Figueiredo, Ana Claudia Morais Godoy
Coelho, Claudia Maria
Assunto:: Avaliação em saúde
Serviços de saúde - avaliação
Odontologia - aspectos sociais
Saúde da família
Issue Date: Apr-2015
Publisher: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Citation: SANTOS, Maria Lizzia Moura Ferreira dos et al. Satisfação dos usuários adultos com a atenção em saúde bucal na estratégia de saúde da família. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 163-171, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000200163&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500020057.
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de satisfação dos usuários adultos do município de Lauro de Freitas, no Estado da Bahia, em relação aos serviços de saúde bucal oferecidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). É um estudo descritivo, quantitativo, com a aplicação de dois instrumentos validados: o Questionário de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços Públicos de Saúde Bucal (QASSaB) e parte do Questionário do Projeto SBBrasil 2010. A amostra foi de 418, com erro amostral de 5%. Foi feita a distribuição de frequência das variáveis quantitativas e de medidas de tendência central e de dispersão, por meio do programa estatístico SPSS. Os resultados mostraram que a maior parte dos entrevistados era do sexo feminino (78,2%), da raça/cor preta (47,0%) e solteira (46,1%). Em relação à morbidade bucal referida, a maioria reportou a necessidade de tratamento odontológico (91,4%). Dor de dente nos últimos seis meses foi relatada por 52,5%. Em relação às dimensões ambiente físico, aceitabilidade, eficiência, equidade, relações humanas e qualidade técnico-científica dos equipamentos, observou-se um bom grau de satisfação. Concluiu-se que, apesar de ainda persistirem muitos desafios para a melhoria da qualidade da atenção em saúde bucal na ESF, a satisfação dos usuários adultos foi alta.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the levels of satisfaction of the adult users of the municipality of Lauro de Freitas, state of Bahia, Brazil in relation to the oral-health services offered by the Family Health Strategy - ESF. This quantitative, descriptive study applied two validation instruments, the User-Satisfaction-Evaluation Questionnaire in conjunction with the Public Oral-Health Service and one part of the questionnaire from theSB Brasil2010Project. The sample size was 418 individuals, with a sampling-error rate of 5%. The quantitative variables and measurement of central tendencies and dispersion were distributed using the SPSS statistics program. The results demonstrated that most of those interviewed were women (78.2%), African descent (47.0%), and single (46.1%). In terms of the aforementioned oral morbidity, the majority reported the need for odontological treatment (91.4%). 52.5% reported toothache in the previous six months. A high degree of satisfaction was observed in relation to the dimensions of the physical environment, acceptability, efficiency, equality, human relations, and the technical-scientific quality of the equipment. In conclusion, despite the many challenges that persist to improving the quality of the oral-health services of the ESF, the level of satisfaction of adult users was high.
Licença:: Cadernos Saúde Coletiva - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000200163&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500020057
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