Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_SaberExperienciaNarrativas.pdf554,59 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
Autre(s) titre(s): The wisdom of experience and autobiographical narratives in pre-service education of biology teachers
Auteur(s): Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto:: Biologia - estudo e ensino
Narrativas autobiográficas
Professores - formação
Date de publication: jan-2015
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Référence bibliographique: GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010.
Résumé: O artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.
Abstract: This paper deals with the production of narratives by students on the biology education teachers’ undergraduate program at Universidade de Brasília, in the light of the ideas of Larrosa about the wisdom of experience as well as the methodological and empirical framework of autobiographical narratives. The narratives were produced in two undergraduate courses and show how the students could make a self-reflection about their journey to become a teacher, from their past as students of basic education to their experience in the supervised training courses. The elements that guide the reflections highlight the role of subjectivity in teacher education, the act of narration as a facilitator of self-understanding and the role of autobiographical narratives as a research methodology and as an instrument of teacher training.
Licença:: Ciência & Educação (Bauru) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 3 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29842/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.