Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29971
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_SaberCarnavalescoCriacao.pdf313,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O saber carnavalesco : criação, ilusão e tradição no carnaval carioca
Otros títulos : The carnival knowledge : creation, illusion and tradition in the carioca carnival
Autor : Farias, Edson
Assunto:: Artistas carnavalescos
Carnaval - Rio de Janeiro (Brasil)
Entretenimento
Fecha de publicación : ene-2015
Editorial : Universidade Federal do Rio de Janeiro
Citación : FARIAS, Edson. O saber carnavalesco: criação, ilusão e tradição no carnaval carioca. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 207-243, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752015v519.
Resumen : Este texto aborda a transmissão de saberes e práticas entre diferentes gerações de carnavalescos. Este ofício se torna fundamental na afirmação do entretenimento como integrante do padrão societário e cultural da modernidade, tal como experimentada na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XX e no limiar do presente século. Esse saber relativo à estética barroca dos efeitos e excessos visuais se inscreve na problemática da permanência do que poderíamos denominar de uma diferencialidade funcional. Ao mesmo tempo, observamos como esta diferencialidade repercute a perenidade adquirida por um padrão de conduta artística em meio às alterações de interesses e ideias no desfile das escolas de samba.
Abstract: This text deals with the transmission of knowledge and practices between different generations of carnival artists. This activity occupies a central role in the business of entertainment as part of the social and cultural patterns of modernity as experienced in Rio de Janeiro in the late 20th century and early 21st century. This knowledge relies on baroque aesthetic effects and visual excesses and indicates the permanence of what might be called a functional differentiality. At the same time, we see how all this differentiality affects the continuity of a pattern of artistic conduct that emerges amid the continuous changes of interests and ideas in the parade of samba schools.
Licença:: Sociologia & Antropologia - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752015000100207&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752015v519
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/29971/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.