Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IdentidadeNarrativaConstituicao.pdf804,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_IdentityNarrativeConstitution.pdf960,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Fabrícia Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Patrício Câmarapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Letícia de Castro dopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:17:47Z-
dc.date.available2017-12-07T05:17:47Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30126-
dc.description.abstractA constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o alunopt_BR
dc.title.alternativeIdentity in narrative : constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordPsicologia socialpt_BR
dc.subject.keywordDialogismopt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27pt_BR
dc.description.abstract1The identity’s construction happens in the interaction with the other and in the activities developed in an aesthetical configuration of the self. In this article, we introduce a theoretical proposal for the study about a teacher’s identity from the description and analysis of the dynamic narratives of an intern master of the higher education. The focus of the proposed study bolsters on the historical-cultural and in the dialogism proposed by Bakhtin. In view of this, the interviews were conducted with a teacher in a public Brazilian university. From the analysis of the narratives, we identified the teacher’s identity construction going on in the intersubjectivity with students in a complex movement that the construction of the self happens as a dialogical and aesthetical process.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.