http://repositorio.unb.br/handle/10482/30126
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_IdentidadeNarrativaConstituicao.pdf | 804,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ARTIGO_IdentityNarrativeConstitution.pdf | 960,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno |
Otros títulos : | Identity in narrative : constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students |
Autor : | Borges, Fabrícia Teixeira Araújo, Patrício Câmara Amaral, Letícia de Castro do |
Assunto:: | Professores Estudantes Identidade Psicologia social Dialogismo |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
Citación : | BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do. Identity in narrative: constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 02, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27. |
Resumen : | A constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético. |
Abstract: | The identity’s construction happens in the interaction with the other and in the activities developed in an aesthetical configuration of the self. In this article, we introduce a theoretical proposal for the study about a teacher’s identity from the description and analysis of the dynamic narratives of an intern master of the higher education. The focus of the proposed study bolsters on the historical-cultural and in the dialogism proposed by Bakhtin. In view of this, the interviews were conducted with a teacher in a public Brazilian university. From the analysis of the narratives, we identified the teacher’s identity construction going on in the intersubjectivity with students in a complex movement that the construction of the self happens as a dialogical and aesthetical process. |
Licença:: | Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.