Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mieto, Gabriela Sousa de Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbato, Silviane Bonaccorsi | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Alberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:18:08Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29. _______________________________________________________________________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.identifier.citation | MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Teachers in transition: a study on production of meanings in initial practice in inclusive education. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30132 | - |
dc.description.abstract | Analisamos a produção de significados em posicionamentos docentes em relação a práticas virtuosas em contexto inclusivo, realizando-se estudo de caso de professora em experiência inicial na inclusão, com quatro sessões de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise dialógica temática. Foi elaborado Mapa Semântico composto a partir da posição Ser Professora, pelos temas que interagem dialogicamente em múltiplos planos: Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores e Atuais, Papel do Professor e Expectativas. Resultados indicam que a participante organiza seu discurso a partir da ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e as condições de formação e trabalho docente. Conclui-se que as posições orientadas ao fazer virtuoso vinculam-se aos diferentes níveis de reflexividade sobre a ação docente com os alunos em inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.language.iso | en | - |
dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers in transition : a study on production of meanings in initial practice in inclusive education | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Virtudes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | - |
dc.rights.license | Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | We analyzed the production of meanings in teachers’ positioning related to virtuous practices in inclusive education. A teacher in initial professional experience took part in four open-ended interviews sessions, data were submitted to a dialogic thematic analysis and a semantic map was produced. The position “being a teacher” generated 6 main themes that dialogically interact in multiple plans: teacher’s education; previous and present pedagogic practices; the role of the teacher; tensions and expectations. Results indicated that an ambivalence between Public Policy and the conditions of teacher’s education and work in inclusive schools regulated the participant’s discourse. We conclude that positions oriented towards virtuosity were linked to different levels of reflexivity on the teacher’s actions with students in inclusive education. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|