Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30132
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ProfessoresTransicaoProducao.pdf615,91 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_TeachersTransitionStudy.pdf605,57 kBAdobe PDFView/Open
Title: Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar
Other Titles: Teachers in transition : a study on production of meanings in initial practice in inclusive education
Authors: Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Barbato, Silviane Bonaccorsi
Rosa, Alberto
Assunto:: Inclusão escolar
Virtudes
Professores - formação
Práticas pedagógicas
Issue Date: 2016
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29. _______________________________________________________________________________________________________________________________________
MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, Silviane; ROSA, Alberto. Teachers in transition: a study on production of meanings in initial practice in inclusive education. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne29, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29.
Abstract: Analisamos a produção de significados em posicionamentos docentes em relação a práticas virtuosas em contexto inclusivo, realizando-se estudo de caso de professora em experiência inicial na inclusão, com quatro sessões de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise dialógica temática. Foi elaborado Mapa Semântico composto a partir da posição Ser Professora, pelos temas que interagem dialogicamente em múltiplos planos: Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores e Atuais, Papel do Professor e Expectativas. Resultados indicam que a participante organiza seu discurso a partir da ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e as condições de formação e trabalho docente. Conclui-se que as posições orientadas ao fazer virtuoso vinculam-se aos diferentes níveis de reflexividade sobre a ação docente com os alunos em inclusão.
Abstract: We analyzed the production of meanings in teachers’ positioning related to virtuous practices in inclusive education. A teacher in initial professional experience took part in four open-ended interviews sessions, data were submitted to a dialogic thematic analysis and a semantic map was produced. The position “being a teacher” generated 6 main themes that dialogically interact in multiple plans: teacher’s education; previous and present pedagogic practices; the role of the teacher; tensions and expectations. Results indicated that an ambivalence between Public Policy and the conditions of teacher’s education and work in inclusive schools regulated the participant’s discourse. We conclude that positions oriented towards virtuosity were linked to different levels of reflexivity on the teacher’s actions with students in inclusive education.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30132/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.