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Title: O que pode o corpo de uma criança autista?
Other Titles: What can the body of an autistic child achieve?
Authors: Tafuri, Maria Izabel
Safra, Gilberto
Assunto:: Psicanálise - tratamento
Fenomenologia da vida
Autismo
Issue Date: 2016
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. O que pode o corpo de uma criança autista? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213. ___________________________________________________________________________________________________________________________________
TAFURI, Maria Izabel; SAFRA, Gilberto. What can the body of an autistic child achieve? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne213, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213.
Abstract: A Fenomenologia da Vida de Michel Henry nos permite entender a interpretação verbal com crianças autistas como uma ferramenta indispensável para criar a relação de transferência na terapia psicanalítica. Segundo Henry, os princípios de reafirmação e conforto da Intencionalidade como doadores de sentido protegem o sujeito contra o outro. A interpretação tem a pretensão de ocupar um local constitutivo, atribuindo significado ao comportamento da criança, com uma tendência a se aproximar da criança com conhecimento dedutivo e apriorístico. A interpretação verbal é discutida como um princípio reafirmador e calmante para o psicanalista, uma vez que é um princípio intencional, que é doador de sentido. O corpo de uma criança autista pode permitir que o psicanalista o experimente como puro fenômeno de afeição.
Abstract: Michel Henry's Phenomenology of Life allows us to understand verbal interpretation with autistic children as an indispensable tool to create the transference relationship in psychoanalytic therapy. According to Henry, the reassuring and comforting principles of Intentionality as donors of sense protect the subject against the other. The interpretation would have the pretension of occupying a constitutive place through the assignment of meaning to the behavior of the child, tending to approach the child through deductive and aprioristic knowledge. Verbal interpretation is discussed as a reassuring and calming principle for the psychoanalyst, since this principle is intentional, and it is a donor of sense. The body of an autistic child may enable the psychoanalyst to experience it as pure phenomenon of affection.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500212&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne213
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