Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30335
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_RelacaoTecnologiasInformacao.pdf293,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRezende, Daniela Vilarinhopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Clarissa Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.contributor.authorJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:42Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:42Z-
dc.date.issued2016-12pt_BR
dc.identifier.citationREZENDE, Daniela Vilarinho et al. Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 877-892, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30335-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi examinar, por meio de revisão de literatura de artigos empíricos e relatos de experiência, a produção científica sobre a relação entre uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e criatividade no contexto da educação. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, considerando as publicações no período de 2004 a 2014. Foram selecionados 28 artigos, distribuídos em 23 periódicos estrangeiros, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos. O ano com maior número de publicações foi 2012 (n = 6). Das pesquisas selecionadas, nenhuma foi realizada no Brasil. Os cenários de investigação foram educação básica, educação superior e formação de professores. Pesquisas com delineamento experimental foram conduzidas apenas no contexto da educação básica. Os estudos revisados examinaram uma diversidade de TICs e, de forma geral, os resultados indicaram uma relação positiva entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade no contexto educacional.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literaturapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.title.otherRelationship between information and communication technologies and creativity : literature review-
dc.title.otherRelación entre las tecnologías de la información y comunicación y creatividad : revisión de la literatura-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to examine, through a literature review of empirical articles and experience reports, the scientific literature on the relationship between the use of Information and Communication Technologies (ICT) and creativity in the educational context. The search was conducted on the databases SciELO, Pepsic and Portal CAPES, considering the studies published from 2004 to 2014. According to the pre-established inclusion criteria, 28 articles, distributed in 23 foreign journals, were selected. The year with the highest number of publications was 2012 (n = 6). From the selected researches, none was conducted in Brazil. The investigation scenarios were basic education, higher education, and teacher professional training. Experimental design researches were conducted only in the basic education context. The reviewed studies evaluated a diversity of ICT and, in general, the results indicated a positive relationship between technology and creativity development in the educational context.-
dc.description.abstract2El objetivo de este estudio fue examinar, mediante la revisión de la literatura de artículos empíricos y relatos de experiencia, la producción científica acerca de la relación entre el uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) y la creatividad en el contexto educativo. La búsqueda se realizó en las bases de datos SciELO, Pepsic y Portal de Periódicos CAPES, teniendo en cuenta los estudios publicados en el período de 2004 a 2014. Fueron seleccionados 28 artículos, distribuidos en 23 revistas extranjeras, que cumplieron los criterios de inclusión preestablecidos. El año con el mayor número de publicaciones fue 2012 (n = 6). De los estudios seleccionados, ninguno fue realizado en Brasil. Los escenarios de investigación fueron la educación básica, la educación superior y la formación del profesorado. Investigaciones con diseños experimentales se llevaron a cabo solo en el contexto de la educación básica. Los estudios revisados examinaron una diversidad de TIC y, en general, los resultados indicaron una relación positiva entre la tecnología y el desarrollo de la creatividad en el contexto educativo.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.