Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30335
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_RelacaoTecnologiasInformacao.pdf293,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade : revisão da literatura
Auteur(s): Rezende, Daniela Vilarinho
Borges, Clarissa Nogueira
Fleith, Denise de Souza
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Assunto:: Criatividade
Tecnologia
Educação
Produção científica
Date de publication: déc-2016
Editeur: Conselho Federal de Psicologia
Référence bibliographique: REZENDE, Daniela Vilarinho et al. Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 877-892, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014.
Résumé: O objetivo deste estudo foi examinar, por meio de revisão de literatura de artigos empíricos e relatos de experiência, a produção científica sobre a relação entre uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e criatividade no contexto da educação. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, considerando as publicações no período de 2004 a 2014. Foram selecionados 28 artigos, distribuídos em 23 periódicos estrangeiros, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos. O ano com maior número de publicações foi 2012 (n = 6). Das pesquisas selecionadas, nenhuma foi realizada no Brasil. Os cenários de investigação foram educação básica, educação superior e formação de professores. Pesquisas com delineamento experimental foram conduzidas apenas no contexto da educação básica. Os estudos revisados examinaram uma diversidade de TICs e, de forma geral, os resultados indicaram uma relação positiva entre tecnologia e desenvolvimento da criatividade no contexto educacional.
Abstract: The purpose of this study was to examine, through a literature review of empirical articles and experience reports, the scientific literature on the relationship between the use of Information and Communication Technologies (ICT) and creativity in the educational context. The search was conducted on the databases SciELO, Pepsic and Portal CAPES, considering the studies published from 2004 to 2014. According to the pre-established inclusion criteria, 28 articles, distributed in 23 foreign journals, were selected. The year with the highest number of publications was 2012 (n = 6). From the selected researches, none was conducted in Brazil. The investigation scenarios were basic education, higher education, and teacher professional training. Experimental design researches were conducted only in the basic education context. The reviewed studies evaluated a diversity of ICT and, in general, the results indicated a positive relationship between technology and creativity development in the educational context.
Resumen: El objetivo de este estudio fue examinar, mediante la revisión de la literatura de artículos empíricos y relatos de experiencia, la producción científica acerca de la relación entre el uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) y la creatividad en el contexto educativo. La búsqueda se realizó en las bases de datos SciELO, Pepsic y Portal de Periódicos CAPES, teniendo en cuenta los estudios publicados en el período de 2004 a 2014. Fueron seleccionados 28 artículos, distribuidos en 23 revistas extranjeras, que cumplieron los criterios de inclusión preestablecidos. El año con el mayor número de publicaciones fue 2012 (n = 6). De los estudios seleccionados, ninguno fue realizado en Brasil. Los escenarios de investigación fueron la educación básica, la educación superior y la formación del profesorado. Investigaciones con diseños experimentales se llevaron a cabo solo en el contexto de la educación básica. Los estudios revisados examinaron una diversidad de TIC y, en general, los resultados indicaron una relación positiva entre la tecnología y el desarrollo de la creatividad en el contexto educativo.
Licença:: Psicologia: Ciência e Profissão - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400877&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30335/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.