Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30367
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_AvaliacaoItensAbertos.pdf537,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
Otros títulos : Assessment with construct-response items : validity, reliability, comparability, and fairness
Autor : Toffoli, Sônia Ferreira Lopes
Andrade, Dalton Francisco de
Bornia, Antonio Cezar
Quevedo-Camargo, Gladys
Assunto:: Avaliação
Validade
Confiabilidade
Justiça
Fecha de publicación : abr-2016
Editorial : Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Citación : TOFFOLI, Sônia Ferreira Lopes et al. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 343-358, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200343&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887.
Resumen : As avaliações em larga escala, dependendo da área na qual estão sendo aplicadas, são responsáveis por orientar decisões importantes. Nos exames educacionais, os objetivos podem estar direcionados para as diferenças individuais, monitorando o desempenho dos estudantes em diversas situações, como também para a apreciação de programas ou de projetos educacionais, subsidiando ou justificando alguma ação na esfera política. A validade das medidas e suas interpretações são de suma importância, com consequências que podem afetar a população envolvida e até mesmo a sociedade. As questões consideradas fundamentais para uma avaliação em larga escala eficiente consistem em validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Esses termos devem ser considerados sempre que decisões de valores são tomadas com base nas avaliações. São feitas considerações sobre os conceitos de validade e de confiabilidade e a relação existente entre eles. A comparação entre avaliações com itens abertos consiste atualmente em uma das questões de maior preocupação para os especialistas, fato esse provocado pela intensificação da utilização de matrizes comuns de referência desenvolvidas para orientar os currículos em todos os níveis de ensino em diversas nações. Discute-se também a justiça nas avaliações, que está relacionada com a igualdade de condições a todos os seus participantes. Uma avaliação de qualidade deve permitir às pessoas oportunidades de respostas que assegurem inferências corretas sobre seu desempenho em relação ao construto medido. O objetivo deste trabalho é descrever as principais teorias presentes nas avaliações em larga escala, fornecendo subsídios para uma correta interpretação dos conceitos envolvidos em seus processos.
Abstract: Large-scale assessments may guide important decisions depending on the area in which they are applied. In educational exams, objectives may focus on individual differences, monitoring the performance of students in different contexts, as well as on the assessment of educational programs or projects, supporting or justifying actions in the political sphere. The validity of the measures and their interpretation are of paramount importance, as their consequences may affect the population involved and even the whole society. The key issues for large-scale assessment are validity, reliability, comparability, and fairness. These terms should be considered whenever value decisions are made based on the assessments. This article discusses the concepts of validity and reliability, as well as the relationship between them. The comparison of assessments with construct-response items is currently an issue of great concern to experts, due to the increased use of shared reference matrices developed to guide curricula at all educational levels in several nations. This article also discusses fairness in evaluations, which is related to the requirement to ensure equal conditions to all participants. Quality assessment should provide all with opportunities for responses which ensure correct inferences about their performance in relation to the construct measured. The aim of this article is to describe the main theories present in large-scale assessments, providing information for the correct interpretation of the concepts involved in their processes.
Licença:: Educação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200343&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 dez. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30367/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.