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Title: Impacto das atividades de marketing relativas à promoção de serviços no Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear
Authors: Amaral, Sueli Angélica do
Orientador(es):: Cunha, Murilo Bastos da
Assunto:: Marketing
Serviços de informação
Usuários
Issue Date: 20-Dec-2017
Citation: AMARAL, Sueli Angélica do. Impacto das atividades de marketing relativas à promoção de serviços no Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear. 1998. xv, 290 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1998.
Abstract: Pesquisa de campo exploratória confirmou a filosofia administrativa orientada para o mercado no Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), analisando as atividades de marketing referentes à promoção do SONAR-INIS (de atualização corrente} e do SERVIR-INIS (fornecimento de cópias), para avaliar o impacto dessas atividades quanto ao uso dos serviços pelos seus usuários reais. A coleta de dados realizou-se com as técnicas de análise documental, entrevistas semi-estruturadas com cinco gerentes do Centro, observação simples não-participante realizadas pela pesquisadora no CIN; questionários aplicados aos gerentes sobre a filosofia administrativa e questionários remetidos pelo correio aos 176 usuários, integrantes da amostra intencional. As respostas de 122 usuários (69,31% de índice de devolução) foram analisadas pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), com margem de erro de 0,05% e 95% de nível de confiança na apuração dos resultados. Foram verificados nove pressupostos de pesquisa. Concluiu-se que, o primeiro conhecimento dos serviços havia ocorrido por meio de circulares ou cartas; o SONAR-INIS não foi considerado como principal fonte de atualização no desenvolvimento das atividades profissionais por 60,5% dos usuários; pelo seu conteúdo informativo, o SERVIR-INIS foi considerado como principal serviço de acesso aos documentos do interesse de 47.8% dos usuários; para a maioria dos usuários, a principal razão do uso de ambos serviços era a conveniência e a facilidade de acesso; o principal critério, visando o atendimento adequado dos serviços, para a maioria dos usuários, era a adequação desses serviços aos seus interesses de informação; a frequência de indagação do CIN para averiguar a satisfação relativa aos serviços, identificar os interesses, necessidades e expectativas dos usuários para adequar a oferta à demanda era irregular e pouco frequente; a preocupação do Centro em conhecer críticas, reclamações e sugestões foi reconhecida pelos usuários; a maioria dos usuários demonstrou interesse em receber informações sobre os benefícios de ambos serviços; os preços das cópias obtidas no Brasil foram considerados razoáveis, mas os das cópias vindas do exterior foram julgados elevados; o critério mais importante para pagamento de um serviço era a confiança na informação; a distribuição de brindes e a veiculação de notícias pelo rádio foram procedimentos considerados inadequados para divulgação dos serviços; as circulares, cartas padronizadas ou pessoais foram os instrumentos promocionais considerados os mais importantes para chamar atenção; o uso dos canais de comunicação, como veículos para divulgar os serviços deve ser intensificado; a remessa de instruções para o uso dos serviços foi considerada adequada; algumas sugestões para o aprimoramento da divulgação dos serviços foram enviadas pelos usuários, embora no universo pesquisado não tivesse sido percebido o hábito de remessa de sugestões. Apesar de comprovado o adequado desenvolvimento das atividades promocionais no CIN, foi proposto um modelo para melhor entendimento do processo promoção/ comunicação, com o objetivo de contribuir na fundamentação teórica das atividades promocionais em unidades de informação. Foram apresentadas recomendações e sugestões para futuros estudos.
Abstract: Exploratory field research confirms the marketing administration philosophy in Nuclear Information Center (CIN) of National Commission of Nuclear Energy (CNEN), analyzing marketing activities referring to SONAR-INIS (current awareness) and SERVIR-INIS (provision of copies promotion, in order to evaluate the impact of these activities relating to the use of the services by real users. The data collecting took place using a technique of documental analysis, semi-structured interviews with five managers of the Center, simple no-participant observation accomplished by the researcher in CIN, questionnaires about the administration philosophy applied to the managers, and questionnaires sent by mail to 176 users of the intentional sample. The 122 users' answers (69,31% of answers rate) were analyzed according_to the statistical procedures of Statistical Package of Social Sciences (SPSS), with 0,05% of error margin, and 95% of confidence levei. Nine assumptions of research were tested. It was concluded that: the first knowledge of the services was by circulars or letters; SONAR-INIS was not considered as the principal service by its information contents in order to develop professional activities by 60,5% of the users; SERVIR-INIS was considered the main service to access the documents related to the interest of 47,8% of the users; to the majority the most important reason to use both services was the convenience and facilities to access the services; suitability of interest was the most important criterion in order to accomplish the appropriate service; the CIN inquiry frequency to know about users' satisfaction levei, their information interests, needs and expectation in order to adapt information offer to demand was irregular and seldom; CIN' s concerns about knowing users' critics, complaints and suggestions was recognized by users; the majority of the users was interested in receiving information about the benefits of the services; the price of the copies obtained in Brazil was considered reasonable, but the price of the copies obtained outside of Brazil was considered high; the most important criterion to pay for an information service was the information confidence; gifts, and radio news were considered not suitable to promote the services; circulars and Standard or personal letters were considered the most important promotional instruments to call attention of the users; the communication channels' use must be intensified; the instructions about the use of the services were considered appropriate; some suggestions were sent by users in order to improve the promotion of the services, although making suggestions was not perceived as an habit among them. Although it was confirmed the appropriate development of promotional activities in CIN, it was proposed a model to improve the promotion/ communication process, in order to contribute to theoretical studies of promotional activities in information units. Recommendations and suggestions to develop future studies were showed.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1998.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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