Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/30618
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_DesafiosDiversidadeSala.pdf234,95 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
Autre(s) titre(s): The challenges of diversity in the classroom : a study on narrative performances of immigrant children
Auteur(s): Hartmann, Luciana
Assunto:: Performances narrativas
Imigrantes - crianças
Escolas
Crianças
Diversidade
Date de publication: jan-2017
Editeur: Centro de Estudos Educação e Sociedade
Référence bibliographique: HARTMANN, Luciana. Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cadernos CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 45-64, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668.
Résumé: Este artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em duas escolas públicas de ensino fundamental de Paris, França, nas chamadas CLIN - classes de iniciação do francês para crianças não francófonas. Como estratégia metodológica, foram realizadas diversas atividades lúdicas no sentido de favorecer a produção narrativa na sala de aula. A agência das crianças na escolha do que e como contar foi analisada sob a perspectiva dos estudos da performance. Constatou-se que, nesse contexto, as performances narrativas constituem um elemento importante não apenas na tradução e organização das experiências dessas crianças imigrantes, mas, sobretudo, na criação e transformação dessas experiências diante da realidade de vida no novo país.
Abstract: This article intends to reflect on narrative performances produced by immigrant children in a school environment marked by intense cultural diversity. The analysis is grounded on data obtained through the ethnographic-propositional research entitled “Little Storytellers” held between 2014 and 2015 in two public elementary schools in Paris, France, in the CLIN (a special class to France newcomers). As methodology, several ludic activities were conducted to promote narrative production in the classroom. The agency of children in choosing what and how to tell was analyzed from the perspective of performance studies. We found that, in this context, narrative performances are an important part not only in the translation and organization of the experiences of these immigrant children, but especially in the creation and transformation of these experiences in the new country.
Licença:: Cadernos CEDES - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000100045&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30618/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.